Correio dos Campos

Grandes festividades marcaram os 195 anos de Jaguariaíva

18 de setembro de 2018 às 09:06
(Imagens: Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A celebração dos 195 anos de elevação de Jaguariaíva à freguesia foi marcada por entregas de R$ 9 milhões em obras pela administração municipal e por promoções festivas. Festival Cultural e rodeio, missa de ação de graças, cavalgada e trilhão fizeram parte da programação.

Entre quinta e domingo (13 e 16), milhares de pessoas da cidade e região passaram pelo V Festival Cultural e 1ª Festa do Peão de Jaguariaíva. As atrações foram as montarias em touros e apresentações de Fernando & Sorocaba, Leonardo, Munhoz & Mariano e Bruno & Barreto. Específico para crianças houve o parque de diversões e o show “Sonhos e Magia”.

Um ato cívico, seguido por missa de ação de graças, reunindo párocos do município, ocorreu na manhã do dia 15, data do aniversário da cidade. Na oportunidade o prefeito municipal, José Sloboda, e a vice Alcione Lemos, deixaram mensagens especiais, saudando a população e reafirmando o compromisso com o progresso do município.

Ao final da missa, celebrada na Praça Getúlio Vargas, todos cantaram “Parabéns a Você” para Jaguariaíva e então foi servido bolo de aniversário ao público. Nos primeiros minutos do dia, antes do show gratuito com o cantor Leonardo no festival, o público também cantou, celebrando o aniversário do município.

Ainda no sábado, dia 15, no começo da tarde, houve cavalgada. Integrantes de grupos tradicionalistas como o “Alma Sem Fronteiras”, montados em cavalos e mulas, partiram do Parque Ruy Cunha, um dos pontos de início do povoado jaguariaivense, passearam pela cidade. A chegada foi na arena do festival e festa do peão, onde também foi cantado parabéns à Jaguariaíva.

Divulgação das raízes histórico-culturais jaguariaivenses ocorreu por meio de estandes na festa. Neles, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), junto com empresas parceiras, divulgaram os ciclos do tropeirismo, ferrovia, indústrias Matarazzo e industrialização com base na madeira como matéria-prima.

Outra forma de cultivar as tradições locais foi por meio da culinária tropeira, que foi uma das opções na Praça de Alimentação, com refeições como feijão tropeiro, “vaca atolada” e a quirerada, prato típico jaguariaivense.

No sábado (15) e domingo (16) outra grande atração foi o VI Trilhão de Jaguariaíva, que incluiu camping e treinos o dia todo no Espaço Cultural Maria Timm. A largada do trilhão, organizado pela equipe Garra Trilha, foi no domingo (16) de manhã. Houve premiações para as três maiores equipes participantes da competição, realizada em cenários de belezas naturais do município.

Encerrando a programação comemorativa, no próximo final de semana (22 e 23), ocorre V Etapa Paranaense do Downhil Urbano, com organização de Tartarugas Racing Team. A expectativa é de muita emoção e adrenalina no percurso, onde as bikes terão de passar por obstáculos como mesas, curva com paredões, toras de madeira com pedras, drops, duplos, passarela e as escadarias de acesso à Cidade Alta.