Correio dos Campos

Jaguariaíva incentiva hábitos de saúde bucal entre as crianças

2 de agosto de 2018 às 09:00

IMPRENSA/Jaguariaíva – Em Jaguariaíva as crianças das escolas municipais são ensinadas sobre problemas que acometem os dentes e a boca. Elas também recebem kits de saúde bucal, com escova, fio e cremes dentais, mais estojo para guardar os itens e revista educativa. A ação é parte do Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, da Prefeitura Municipal, que difunde a saúde bucal por meio da prevenção em todas as escolas e cemeis.

O Jaguariaíva Sorriso Infantil é um programa realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), para atendimento de crianças da cidade e escolas da zona rural.

Prevenção da cárie, com a correta escovação diária dos dentes é o enfoque das abordagens, feitas nas escolas por dentistas e auxiliares. Além de orientar sobre os cuidados bucais, eles promovem uma parte prática, com a escovação supervisionada. “Nosso grande objetivo é esclarecer, de maneira lúdica e interativa, a importância de manter cuidados dentários e alimentares, envolvendo as crianças no conhecimento sobre saúde bucal”, registra a secretária de saúde Amália Cristina Alves.

Neste ano a equipe de Saúde Bucal está apresentando como novidade a exposição “A Arte de Sorrir”, com informações de doenças periodontais, cavidade bucal, alimentação saudável, problemas causados pelos doces e guloseimas na deterioração dos dentes, e outros conhecimentos. Em anos anteriores o projeto levou às escolas apresentações de filmes, coreografias e outros atrativos para passar a mensagem preventiva.

Somente nos kits de saúde bucal, a prefeitura, através da Smece, investiu mais de R$42 mil, para benefício de aproximadamente 3 mil crianças. Cada kit contém duas escovas, 2 cremes dentais, um fio dental e uma revista educativa. “Estamos há vários anos com esta parceria, que tem o objetivo de fazer com que nossas crianças entendam sobre a necessidade de cuidar dos dentes”, relata a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione.

Abertura – No lançamento da edição do Jaguariaíva Sorriso Infantil deste ano, realizado na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, dia 31, ao lado da secretária e vice-prefeita Alcione e a secretária municipal de Saúde Amália, esteve presente o prefeito municipal José Sloboda. Nesta oportunidade ele relatou que o município tem outras iniciativas em prol das crianças da rede municipal de ensino, como o Olhar Jaguariaíva, que proporciona exames oftalmológicos e óculos gratuitos, além do uniforme e material escolar. Anunciou ainda que novas ações serão lançadas para complementar o que já existe. “Para nós é motivo de orgulho em dizer que estes programas estão sendo melhorados e dando resultados a cada ano”, disse.

Também estiveram reunidos na abertura das atividades do Jaguariaíva Sorriso Infantil deste ano a coordenadora de saúde bucal, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt, funcionários da Semus e da Smece, diretoras escolares, entre elas a da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, Filomena Aparecida de Lima e Silva, professores e alunos. A entrega dos kits e ações educativas do programa serão concluídas até o dia 31 deste mês.