Correio dos Campos

Projeto BiblioSesc atende mais de 800 alunos da rede municipal de ensino durante o ano de 2017

30 de janeiro de 2018 às 17:56

IMPRENSA/Jaguariaíva – Na tarde de ontem, 29, o prefeito José Sloboda esteve reunido com representantes do Sesc-PR. Na oportunidade, o prefeito recebeu troféu do Sesc em agradecimento à parceria do Município na realização do projeto BiblioSesc, em Jaguariaíva, no ano de 2017.

O encontro contou com a presença das representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a assessora pedagógica de 3º ano, Kátia Guerke Cleto e a assessora pedagógica da educação infantil, Juliana da Silva Ribeiro Teixeira e os representantes do Sesc, o gerente executivo do Sesc, Everson Nunes Furtado, orientador de atividades, João Gilberto Agner Holm, a técnica de atividades, Jaqueline Wolski e o motorista da biblioteca volante, José Adriano Schemberg, além de professores e diretores da rede municipal de ensino.

O projeto foi desenvolvido em Jaguariaíva entre os meses de abril a novembro de 2017, atendendo 484 alunos dos terceiros anos das escolas municipais e 373 alunos do infantil IV dos Cemeis, além das professoras e coordenadoras que acompanharam as turmas durante as visitações. A unidade instalava-se na Praça Getúlio Vargas duas vezes ao mês, a cada 15 dias.

Durante as visitações os alunos participaram de momento de contação de histórias, realizado pelo orientador do projeto. Durante esse momento os alunos eram levados a um mundo encantador, misterioso e cheio de surpresas, auxiliando assim a compreensão de mundo e possibilitando diversão e risos. Os alunos participavam durante a contação de histórias utilizando adereços e encenando personagens.

Após o momento de contação de histórias os alunos adentravam ao caminhão e tinham acesso aos livros. Através de um cadastro eles podiam fazer o empréstimo dos livros pelo período de 14 dias.

O Projeto – O Projeto Cultural BiblioSesc é uma unidade móvel de biblioteca que oferece a qualquer pessoa consultas e empréstimos de livros, jornais e revistas. Nas unidades móveis é possível encontrar estantes com vários livros, de diversos autores e assuntos, com o objetivo de incentivar a leitura junto ao público, facilitando assim o acesso ao livro.

No Brasil são 56 bibliotecas volantes do Sesc que carregam cerca de três mil obras como clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais, e fazem parte da maior rede de bibliotecas móveis do país.