Correio dos Campos

Jaguariaíva sedia cerimônia de troca de comando do Corpo de Bombeiros

14 de dezembro de 2017 às 11:20

IMPRENSA/Jaguariaíva – O Corpo de Bombeiros que atende os municípios de Jaguariaíva, Sengés e Arapoti tem um novo comandante. A cerimônia de troca de comando ocorreu na manhã de terça-feira (12), na Câmara Municipal, com a presença de oficiais do Corpo de Bombeiros do Paraná e autoridades do município de Jaguariaíva.

Estiveram presentes o prefeito de Jaguariaíva e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), José Sloboda, prefeita de Arapoti, Nerilda Aparecida Penna, presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho e outros vereadores, a procuradora-geral do município, Tânia Maristela Munhoz, o promotor Eduardo Henrique Germano, delegado da Polícia Civil Derick Moura Jorge, o Major Emerson Saketa – comandante do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, tenente Gilson José Diniz – comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, e o subtenente Moacir de Paula (comandante local sucedido) e seu sucessor, o 2º sargento Paulo Sérgio Gualdezi, entre outras autoridades.

Na oportunidade, o prefeito José Sloboda reconheceu o trabalho dos bombeiros e do comandante sucedido, saudou ao novo responsável pela corporação, renovando ainda o apoio do município à entidade. Lembrou que a prefeitura cedeu neste ano um prédio para funcionamento da sede do Corpo de Bombeiros.

Reflexão sobre o heroísmo da profissão dos bombeiros foi feita pelo presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho (Marquito). Nota de elogio pessoal ao subtenente que deixa o cargo foi lida pelo Major Emerson Saketa. Ele também agradeceu a parceria da administração municipal e as contribuições fiscais da comunidade. “Quando esses profissionais estiverem combatendo um incêndio ou salvando uma vida podem ter certeza que suas mãos também estarão com eles”, disse.

Com mais de 30 anos de atuação, sendo oito em Jaguariaíva, o subtenente Moacir de Paula, que entrou na reserva, conta que entre as ocorrências que mais marcaram sua carreira no município está a operação de socorro às vítimas das enchentes no ano de 2010.

Entre as conquistas vivenciadas está o início do serviço de atendimento pré-hospitalar pela corporação e a aquisição de um caminhão auto bomba tanque, para atender operações de combate a incêndios de pequeno e grande portes, investimento de aproximadamente R$1 milhão do Governo do Estado.

A leitura do currículo de Paulo Sérgio Gualdezi foi feita pelo 2º tenente Ricardo Mück, do 2º GB de Ponta Grossa. Ele informou que o novo comandante possui cursos de formação de bombeiro militar e graduação e pós-graduação na área de licenciaturas. Gualdezi vai comandar um efetivo de 19 bombeiros.