Correio dos Campos

Jaguariaíva inicia programação do IX Natal para Todos

11 de dezembro de 2017 às 14:21

IMPRENSA/Jaguariaíva – Até dia 15, data de encerramento do ano letivo, o Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, que foi transformado no “Palacete do Noel”, recebe os alunos das escolas municipais. Várias turmas já passaram por lá. Para as crianças da zona rural a visitação foi na quinta-feira (7). A atração faz parte do Natal para Todos, evento que está na nona edição e que já contagia a cidade com muitas luzes, sons e cores.

De início estava programado um piquenique, mas devido à chuva, eles passaram pelo local, depois foram ao Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, onde assistiram a um filme infantil e lancharam. O passeio natalino encerrou no Ginásio de Esportes Tubunão, com atividades recreativas e recepção do Papai Noel, que distribuiu abraços, doces, bonecas e carrinhos.

A pequena Noemi Santos, do barro Bonsucesso, foi uma entre as inúmeras crianças encantadas com tudo o que passou. A professora e moradora da zona rural, Rosângela Campos, também gostou da experiência. “Nossas crianças dificilmente saem e muitas não podem vir à cidade à noite para ver o Papai Noel. A oportunidade de serem trazidas até aqui e também poder conhecer o cinema foi maravilhosa”, comentou.

Presentes na integração com as crianças do campo estiveram o prefeito municipal José Sloboda e a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Alcione Lemos. Ambos saudaram as crianças e os professores que acompanharam os alunos. “Tudo aqui foi feito com muito carinho e é fruto de muito trabalho. Esta festa é toda para vocês”, disse o prefeito.

Conforme a vice-prefeita Alcione, que é coordenadora-geral do IX Natal para Todos, a expectativa da organização para este ano é que as crianças e suas famílias vivam momentos muito felizes e de reflexão sobre a importância do nascimento de Cristo. “Este é o verdadeiro motivo do Natal”, evidencia.

Alcione valoriza a todos que colaboraram para a organização desse evento que se inicia, entre eles as secretarias municipais e seus funcionários, empresas, comércio e voluntários. Ela convida a população para que prestigie as festividades, que incluem a comemoração do nascimento de Jesus e a confraternização das famílias, além da distribuição de milhares de doces e brinquedos para as crianças jaguariaivenses. “Tudo está muito bonito, são muitas as atividades preparadas com muito carinho. Mais uma vez pensamos em oferecer o melhor para nossas crianças”, acrescenta.

Continuidade – O IX Natal para Todos é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com parceria das demais secretarias municipais, funcionários e voluntários. Dia 15 será a grande abertura oficial do evento, com a chegada do Papai Noel na Praça Getúlio Vargas, Cantata de Natal e saudação à população pelo prefeito José Sloboda e vice-prefeita Alcione Lemos.

Após a abertura oficial, até dia 22, em todas as noites haverá brincadeiras de palco, abertura da Casinha do Papai Noel, distribuição de brinquedos, apresentações de corais, cantores e grupos de dança na praça. No encerramento haverá show pirotécnico.

As atrações culturais ocorrerem num palco, montado em frente à Estação Cidadã. Entre os destaques está a peça teatral “Circo Natalino”, do Grupo Lígia Aydar, oferecido pela empresa Arauco. Ao mesmo tempo em que se confraternizam e prestigiam as apresentações na praça, as famílias poderão degustar quitutes nas barracas das instituições filantrópicas.

O Papai Noel terá uma casinha no local, para recepcionar as crianças e distribuir doces, a partir das 20h30. Pelos bairros ele passará nos dias 12, 13 e 14 com distribuição de balas para as crianças, durante o dia.

Sorteio – Pelo terceiro ano consecutivo, através de sorteio, jaguariaivenses poderão ganhar grandes presentes no final de ano. No encerramento do IX Natal para Todos (22), a partir das 20 horas, a prefeitura sorteia um carro zero quilômetro, uma moto e cinco televisores Smart de 42 polegadas.

Concorrem a esses prêmios aqueles que retirarem os cupons disponíveis da campanha “Jaguariaíva em Recuperação Fiscal”, que visou incentivar o pagamento em dia do IPTU (imposto predial e territorial urbano). Nota fiscal do ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza), acima de R$26 reais, e emplacamento de veículo no município também dá direito a cupons. Eles devem ser preenchidos com os dados do contribuinte e a inscrição imobiliária do imóvel.

Palacete do Noel – O Palacete do Noel fica aberto à visitação geral até 22 de dezembro, das 18h às 22h, informa o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Vinicius Schadner. Segundo ele, buscando inovar na decoração, neste ano houve mudança no posicionamento dos tradicionais ambientes. A “Fábrica de Brinquedos”, ponto que mais chama a atenção dos pequenos, neste ano fica em frente ao quarto do Papai Noel.

No quarto do Noel é possível observar o Bom Velhinho dormindo e até ouvir o som do “ronco” do personagem. Quem quiser conferir deve dirigir-se ao KM-213 da PR-151. Para facilitar o acesso e dar mais uma opção de lazer à população, entre 15 e 22 de dezembro, haverá ônibus gratuito para o local. Será a vez do “Expresso do Noel” também brilhar, oferecendo passeio noturno da praça até o palacete, passando antes pelo Parque Linear, para contemplação das luzes natalinas.