Correio dos Campos

Mostra de empreendedorismo e inovação revela jovens talentos

21 de novembro de 2017 às 11:27

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Smict) de Jaguariaíva realizou no sábado, dia 18, a Mostra de Empreendedorismo e Inovação. O evento ocorreu na Praça Getúlio Vargas pela manhã, com apresentações culturais e exposição de projetos de empreendedorismo de alunos do Programa Jovem Aprendiz.

Os projetos, ligados ao Curso Despertar do SEBRAE, ministrado no Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante, ficaram expostos em estandes, onde os alunos falaram um pouco dos conceitos aplicados para chegar aos resultados. Entre eles estiveram peças decorativas feitas de material reciclável, mini-torno, temporizador elétrico para calcular o tempo do banho, aplicativo para boa gestão de construções, manutenções e reformas, área de paintball, maquetes, entre outros.

Economia de recursos e redução do impacto ambiental com a produção, incluindo sustentabilidade e inovação, foram os destaques nos projetos. Segundo a diretora do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Maria Lucélia Bortoli, cerca de 100 alunos participaram do curso e produção de trabalhos para a mostra, contando com o suporte de professores treinados pelo curso Despertar do SEBRAE.

Em tempos em que a qualificação profissional é o diferencial para a entrada e permanência no mercado de negócios e trabalho, o evento também ofereceu oportunidades de divulgação de cursos técnicos, graduações e pós-graduações na cidade. Difundiram opções neste sentido instituições de ensino empresas parceiras como a ULT-FATI-FAJAR, Unopar, Instituto Federal do Paraná, Colégio SESI, Jumper, entre outros.

Entidades como a Associação de Artesãos Gente Valente e o Caps (Centro de Apoio Psicossocial) também estiveram presentes, este último com exemplos de trabalhos manuais terapêuticos feitos pelos usuários. Em meio aos espaços de visitação, apresentações musicais e de dança, protagonizadas por estudantes, e ainda a participação da Fanfarra Municipal levaram descontração ao evento.

Além da comunidade, prestigiaram a Mostra de Empreendedorismo e Inovação representantes da Smict, professores do Departamento municipal de Ensino Profissionalizante, os secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Delgado; de Finanças, Carlos Perez Gomez; de Comunicação, José Amilton Romão; e de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Leocádio Delgado, relata que a administração municipal tem procurado despertar na juventude a vontade de buscar conhecimento, com cursos de capacitação e educação empreendedora que são o início de uma trajetória de qualificação profissional para o trabalho e empreendedorismo. Conforme ele, Jaguariaíva hoje é um pólo de ensino técnico, que têm preparado os jovens para serem melhor remunerados, antes mesmo de ingressar numa faculdade. “Eventos como a Mostra de Empreendedorismo e Inovação são feitas para mostrar a capacidade de nossos jovens”, diz o secretário.