Correio dos Campos

Professores da rede municipal se capacitam para ensino do empreendedorismo

9 de novembro de 2017 às 11:08

IMPRENSA/Jaguariaíva – Professores da rede municipal de ensino que trabalham como hora-atividade concluíram no dia 1º deste mês uma capacitação com o SEBRAE, voltada ao preparo da equipe para o ensino da cultura do empreendedorismo às crianças.

A ação faz parte do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, contratado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). A condução dos trabalhos ficou por conta da consultora Johnanne Meneguzzi Sperotto.

Conforme a consultora, os professores na oportunidade foram preparados para desenvolver entre os alunos do Ensino Fundamental o pensar de forma empreendedora, tendo metas e objetivos.

“Esta será uma busca para que a criança tenha sonhos, mas que não fique apenas no mundo dos sonhos, e parta para o agir, tendo um comportamento empreendedor e organizado, e assim tenha sucesso na vida”, explica Johanne.

O curso teve 28 horas, incluiu outros encontros de capacitação e também exercícios práticos nas escolas, como a construção de brinquedos com materiais recicláveis, bolachas caseiras e cultivo de ervas medicinais. A diretora do Departamento de Educação, Andréia Valentim, relata que os produtos devem ser expostos e colocados a venda, com preços simbólicos, em uma feira do empreendedor. Ela enaltece as habilidades trabalhadas com as crianças, que além de empreendedorismo, aprendem noções de cooperação, inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.