Correio dos Campos

Pacientes de Jaguariaíva terão implantes dentários pelo SUS

31 de outubro de 2017 às 08:38

Os pacientes de saúde bucal do município de Jaguariaíva agora contam com o benefício dos implantes dentários pelo SUS. Através de pactuação realizada com Apucarana, os primeiros 80 pacientes já serão encaminhados para cirurgia em centro público especializado na área nos dias 9 e 10 de novembro.

Conforme a diretora de Saúde Bucal e também dentista do município, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt, a seleção dos primeiros pacientes beneficiados seguiu a lista de espera por próteses inferiores do Programa Jaguariaíva Sorridente. Além de zerar esta demanda, foi ainda realizada busca ativa entre trabalhadores da cooperativa de reciclagem e Departamento de Utilidade Pública.

Formado o grupo de candidatos aos implantes, houve ainda uma triagem, com avaliação de radiografias, dos pacientes na UBS Central. O procedimento foi feito por dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Apucarana na última sexta-feira (27). O local que tem estrutura modelo na área, será o lugar para onde irão os pacientes de Jaguariaíva, com transporte oferecido pelo município.

Entre os casos exclusos do tratamento estiveram aqueles com necessidade de enxerto ósseo ou ainda os que necessitavam de muitas restaurações dentárias antes de receber o implante.
Conforme a diretora Caroline, o oferecimento de implantes dentários deve continuar em Jaguariaíva, através dos recursos do Programa Brasil Sorridente. Cada pessoa poderá receber até três pinos.

O atendimento será a partir de encaminhamentos das UBS’s. Ela destaca que a busca pela pactuação é um esforço da administração municipal, no sentido de resgatar a saúde bucal e a auto- estima dos pacientes, que possivelmente não teriam acesso aos implantes na rede particular, pelo alto custo do tratamento.