Correio dos Campos

Sinal 4G entra em funcionamento em Jaguariaíva

5 de outubro de 2017 às 13:22

A chegada do sinal 4G nos celulares está sendo comemorada pela população de Jaguariaíva. A nova tecnologia, que permite a navegação na internet e transmissão de dados diferenciada e mais rápida, foi disponibilizada há poucos dias pela empresa Tim de telefonia.

Visando a nova cobertura foram implantadas no município duas antenas, que operam de maneira experimental. Segundo informações da Tim Sul, em cerca de 10 dias elas estarão com funcionamento pleno. “Ainda será instalada uma terceira antena para complementar a cobertura da cidade, a qual será ativada até o final de outubro”, relata Silvia Maino Bica, Relações com a Imprensa da Tim. Ela acrescenta que para usufruir do sinal é necessário ter um aparelho 4G, estar numa área de cobertura com esta rede e possuir um Tim Chip 4G.

Ao todo 284 cidades no Paraná são atendidas com a rede 4G da Tim, que atualmente lidera tal cobertura no Estado e no Brasil. De acordo com a Tim Sul, a expansão em andamento faz parte do plano de investimento de R$12 bilhões, destinados para a operação brasileira no triênio que vai até 2019, com foco em infraestrutura de rede.

Reunião – O funcionamento do sinal 4G nos celulares em Jaguariaíva foi anunciado há alguns dias pelo prefeito José Sloboda. Por ocasião de sua viagem a Brasília, no mês de agosto, ele, juntamente com o deputado Sandro Alex, reivindicou à empresa com maior alcance no município um atendimento mais rápido com o projeto de ampliação da rede 4G.

Durante reunião com Leandro Guerra, diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil, foi sinalizado que até o final do ano haveria providências para cobertura 4G pela operadora em Jaguariaíva.

“A ativação do sinal 4G para nosso município era uma solicitação que fazíamos há muito tempo. Durante reunião em Brasília no dia 15 de agosto reiteramos nosso pedido e ficamos gratificados em termos sido atendidos antes mesmo do final do ano, trazendo um grande benefício para a cidade”, disse Sloboda. O prefeito observa que, com velocidade de navegação superior nos celulares, é possível usar a internet com mobilidade e de maneira mais econômica.

Na reunião com o representante da operadora de telefonia também foi falado da necessidade de melhorar o sinal de celular para moradores da zona rural, que têm cobertura através de uma torre instalada no bairro Lanças. “Este foi outro pedido atendido, visto que o equipamento passou por manutenção na semana passada”, conta o prefeito.

Além do acesso via operadora de telefonia, a Prefeitura de Jaguariaíva também trabalha na expansão da conectividade através do Projeto Cidades Digitais, do Governo Federal. A implantação, via fibra óptica, possibilitará acesso gratuito do sinal wi-fi nas proximidades de prédios públicos municipais.