Correio dos Campos

Desembargador inspeciona processo de revisão do eleitorado em Jaguariaíva

22 de setembro de 2017 às 11:21

Esteve em Jaguariaíva no dia 21 o desembargador Luiz Taro Oyama. Ele presidiu uma reunião de inspeção da biometria, com a presença do prefeito municipal, José Sloboda, a juíza eleitoral em substituição, Paula Monfardini, e o chefe da 18ª Zona Eleitoral, Bruno Adorno Ferragini.

Na oportunidade o prefeito José Sloboda reforçou o apoio da prefeitura no processo, continuando com cessão de servidores e tenda e outros itens de estrutura para ampliação do espaço de sala espera dos eleitores para o atendimento. Já o desembargador destacou a necessidade de aumentar a procura pelo recadastramento. “Jaguariaíva tem cerca de 28 mil eleitores registrados e, destes, apenas 54% procuraram o cartório para a revisão do cadastro”, informou.

O recadastramento do título é obrigatório até para os eleitores maiores de 70 anos. Segundo Oyama, o novo título vai compor uma base de dados para um documento único nacional, que deve ser implantado a partir de 2021. Para facilitar ele indica o agendamento do atendimento via internet, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral. “Com capacidade de atender cerca de 450 pessoas ao dia, no Cartório Eleitoral jaguariaivense o procedimento de recadastramento biométrico leva em torno de 20 minutos”, informa Oyama.

Para esse recadastramento é necessário portar um documento de identificação com foto, título eleitoral, CPF e comprovante de residência atualizado. Aquele que não comparecer ao Cartório Eleitoral para o processo terá seu título e CPF cancelados. O prazo encerra em 24 de novembro e a orientação do cartório é que os eleitores não deixem para a última hora, evitando assim grandes filas e tempo maior de espera.