Correio dos Campos

Jaguariaíva presta contas a população sobre aplicação de recursos públicos

21 de setembro de 2017 às 14:16

Ocorreu na quarta-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores de Jaguariaíva, audiência pública relativa às aplicações do dinheiro público pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e as autarquias municipais, que são o IPAS (instituto próprio de previdência) e Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). Foi considerado o segundo quadrimestre deste ano, no período entre 1º de maio e 31 de agosto.

Estiveram na audiência, que é aberta ao público em geral, o prefeito municipal, José Sloboda, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, Adilson Rodrigo Milek, o presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho, entre outros vereadores, secretários municipais, funcionários públicos, vários jovens aprendizes, entre outros membros da comunidade.

A Câmara foi a primeira a prestar contas dos valores repassados pelo Executivo para sua manutenção. Em seguida, houve apresentação das secretarias municipais e autarquias.

Resultados – Foram inúmeros os programas, projetos e resultados apresentados. A vice-prefeita e secretária de educação, Alcione Lemos, mostrou o que é feito na área de educação, com resultados como, por exemplo, atendimento nas escolas, EJA e Cemei’s do município de mais de 3.600 alunos. Eles receberam ensino de qualidade, transporte, merenda, uniforme e materiais escolares, além de atividades complementares, como passeios e apresentações culturais. Em se tratando de esporte e recreação, mais de 800 participantes estiveram inscritos no ano em atividades do Projeto Agita Jaguariaíva, tais como ginástica rítmica, xadrez, alongamento, futsal, vôlei, entre outros.

Os espaços esportivos, conforme Alcione, como quadras, academias ao ar livre e pista de skate foram bastante utilizados, inclusive com atividades físicas orientadas pelos professores de educação física do município. Na ocasião a vice-prefeita observou que as realizações no município, em todas as áreas, são possíveis graças a uma administração comprometida e que mantém Jaguariaíva como “ficha limpa”, possibilitando o recebimento de emendas parlamentares.

Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram mais de 1353 pessoas com serviços associados ao Cad-Unico, além de registrar mais de 133 visitas domiciliares por sua equipe.

Na saúde foram mais de 23 mil AS consultas médicas e mais de 8 mil atendimentos por dentistas. Somente os medicamentos foram distribuídos mais de 1.3 milhão, somando quase R$400 mil em investimentos. Já na Clínica Municipal de Fisioterapia foram mais de 3.831 atendimentos. O Hospital Municipal Carolina Lupion ultrapassou 1500 internamentos.

Além das obras em andamento, como a construção de escola no bairro Samambaia, pavimentações de ruas nos bairros Pedrinha e Vila Pinheiro, foram apresentadas obras concluídas, como a pavimentação da Rua Encipar, na Vila Pinheiro, a construção do Cras Pedrinha e Caps Vovó Tonica e a reforma da escola municipal rural do bairro Cerrado da Roseira.

O prefeito José Sloboda acompanhou toda a prestação de contas. Ele agradeceu os que compareceram na audiência e também nas festividades dos 194 anos de Jaguariaíva, realizadas na semana anterior, valorizando ainda o fato de Jaguariaíva ter várias realizações apresentadas e continuidade na obtenção de recursos para desenvolvimento do município e sua população.