Correio dos Campos

Jaguariaíva terá grande desfile cívico nesta quinta

6 de setembro de 2017 às 13:59

Um total de 8.816 pessoas e 189 veículos estarão na Avenida Antônio Cunha, em Jaguariaíva, na manhã de quinta-feira, 7 de setembro, na comemoração dos 195 anos de independência do Brasil. A cerimônia oficial, organizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), começa às 9h, logo após a solenidade de hasteamento dos pavilhões, com início às 8h, em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo.

O prefeito municipal, José Sloboda, fará a abertura do ato cívico, que contará com a presença de várias autoridades de Jaguariaíva e região e também da população, que deve, como em anos anteriores, lotar a avenida. Para prestigiar o evento, os jaguariaivenses terão transporte coletivo gratuito durante o dia.

Na avenida, representantes da indústria, comércio, órgãos públicos, muitas entidades, Cemei’s, entre outros segmentos, darão uma amostra do que é Jaguariaíva e seu povo. O destaque neste ano, além dos valores do civismo, será a história de Jaguariaíva, que completa 194 anos no dia 15 de setembro. As evoluções neste sentido serão apresentadas pelas escolas municipais e passarão pelos ciclos do tropeirismo, ferrovia, indústrias Matarazzo, madeira e sua industrialização.

Programação especial – As comemorações oficiais da Semana da Pátria em Jaguariaíva iniciaram dia 1º, com a Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria pelas ruas da cidade e concentrações diárias de hasteamento e arriamento dos pavilhões em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo. Houve participações especiais da Banda Lyra dos Campos de Ponta Grossa e do Tiro de Guerra de Telêmaco Borba.

Alunos de escolas municipais, Cemei’s e Projeto Agita Jaguariaíva apresentaram danças e poesias. Funcionários municipais fizeram a guarda do fogo simbólico da Pátria. A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, destaca que toda a programação realizada tem o objetivo de ensinar os mais jovens e reavivar entre os adultos o amor à sua Pátria. “O lema dessas festividades é Sou Brasileiro, Sou Patriota, Eu Amo Minha Pátria”, enfatiza.