Correio dos Campos

Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico marca início da Semana da Pátria

1 de setembro de 2017 às 16:18

Escolas municipais, estaduais, particulares, empresas, entidades, instituições, cavaleiros, autoridades e membros da comunidade participaram na manhã desta sexta-feira (1º) da Corrida do Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria em Jaguariaíva. A cerimônia oficial começou às 7h, na Capela São José Operário, no Jardim Samambaia, onde a chama foi acesa.

Os primeiros a conduzirem a chama foram cavaleiros voluntários. Depois o fogo foi levado por ruas centrais e Bairro Primavera – o mais populoso do município.

Às 10 horas, na Praça Getúlio Vargas, a chama foi entregue ao prefeito municipal, José Sloboda, por um soldado do Corpo de Bombeiros. O prefeito acendeu a Pira da Pátria e abriu as festividades, conclamando a população a participar dos atos cívicos e levar consigo o amor à Pátria e luta por um Brasil melhor.

Incentivo á cidadania e ao resgate ao amor à Pátria também foi dado pela vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos. Ela falou da importância de se manter vivo no povo brasileiro os valores espirituais da nacionalidade. “Da parte de Vocês, geração que representa o futuro, esperamos que retratem a Pátria que sonhamos”, disse ela, acrescentando que é necessário preparação para tanto, principalmente através dos estudos e de boa conduta, pautada pelo respeito aos pais e professore, além de honestidade e cordialidade nas relações.

A programação especial da Semana da Pátria em Jaguariaíva continua até 7 de setembro, quando serão realizados o hasteamento e o arriamento dos pavilhões, com o cântico de hinos pátrios, às 8 e às 17 horas, respectivamente, sempre em frente da Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, com a participação de escolas, funcionários, instituições e população em geral. Durante as solenidades de hasteamento e arriamento ocorrerão apresentações culturais temáticas.

A programação do evento, organizado pela Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), terá seu ponto alto no dia 7, quando ocorrerá o Grande Desfile Cívico Temático, na Avenida Antônio Cunha. Mais de 8 mil pessoas estão se preparando para desfilar neste ano. O evento começa logo após o hasteamento dos pavilhões, às 8 horas, em frente à antiga estação. O palanque será montado na Praça Getúlio Vargas. Neste dia haverá transporte coletivo gratuito para que a população possa se deslocar até a área central da cidade e acompanhar as apresentações.