Correio dos Campos

Lagoas de tratamento de esgoto em Jaguariaíva recebem mantas impermeabilizadoras

30 de agosto de 2017 às 18:18

Já estão sendo instaladas as mantas geossintéticas para impermeabilização das lagoas na estação de tratamento de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Com investimento de quase de R$4 milhões, verba a fundo perdido da Funasa, este trabalho vai adequar as lagoas existentes às novas exigências ambientais, além de melhorar o sistema de tratamento existente.

São cinco as lagoas de tratamento englobadas neste projeto, sendo três anaeróbias e duas facultativas. Para manutenção do serviço de tratamento de esgoto da cidade foram mantidas duas em funcionamento. Conforme o diretor-presidente do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Reginaldo Cheirubim, no esvaziamento das três primeiras foram retirados mais de 1.200 cargas de caminhão com lodo. O material foi removido até o Aterro Sanitário Municipal.

Com o uso das mantas, tecnicamente chamadas de geomembranas de PEAD de alta densidade, o principal ganho será o ambiental. Cheirubim explica que há mais de 20 anos, na implantação das lagoas, era utilizado a argila para compactação do solo. Ele acrescenta que hoje, com tecnologia mais eficiente, o Samae além de prevenir a transposição das impurezas ao subsolo, terá possibilidade de realizar periodicamente a limpeza das lagoas através de equipamentos próprios de sucção, diminuindo os resíduos que geram mau cheiro.

Novas ligações – Simultânea à impermeabilização das lagoas, obra de ampliação da rede de coleta de esgoto está em andamento nos bairros Lagoão e Jardim Edith. Perto de R$100 mil em recursos próprios estão sendo investidos em mais este trabalho de saneamento básico, que deve ser concluído em aproximadamente 30 dias.

O prefeito municipal, José Sloboda, destaca que a administração municipal se dedica nos últimos anos a buscar recursos visando atender a totalidade de lares jaguariaivenses com redes de esgoto e água tratada, visando a elevação da saúde e qualidade de vida da população. O município já atinge quase 90% da população com o sistema de coleta e tratamento de esgoto, tendo mais de 8.500 ligações atendidas por este serviço através da autarquia municipal, que cobra a menor tarifa de serviço do Estado.