Correio dos Campos

Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil incentiva escovação e prevenção da cárie em toda rede municipal de ensino

17 de agosto de 2017 às 16:58

As crianças da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, no bairro Primavera, nesta quinta (17) assistiram a apresentação musical, brincaram e acompanharam a uma divertida palestra sobre higiene bucal. Ao final ganharam escovas, fio e cremes dentais, mais estojo para guardar os itens de higiene e revista educativa. A ação é parte do Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, que difunde a saúde bucal em todas as escolas municipais.

O Jaguariaíva Sorriso Infantil é um programa realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). “Iniciamos esta parceria em 2010 de forma singela e hoje esta parceria tomou uma proporção maior. Hoje mais de 3.600 alunos da nossa rede municipal de ensino são beneficiados com kits de saúde bucal e as atividades lúdicas que ensinam nossas crianças a cuidarem dos dentes”, relata a vice-prefeita Alcione.

Os kits de higiene bucal e as orientações de saúde na área são oferecidos para crianças da cidade e das escolas do campo. A prevenção da cárie, com a correta escovação diária é o enfoque das abordagens, feitas nas escolas por dentistas e seus auxiliares. Todo ano a equipe prepara apresentações atrativas às crianças, para demonstrar a técnica de escovação e uso do fio dental. Um modelo da boca gigante, jogos temáticos e outras peças atraem a atenção dos pequenos, em momentos que aprendem e se divertem.

“Uniforme, material escolar e o desenvolvimento de programas como o Jaguariaíva Sorriso Infantil e o Olhar Jaguariaíva, que proporciona óculos para os alunos, significam o carinho e o cuidado que temos com nossas crianças, para que elas cresçam com saúde e uma boa educação para o futuro de nosso município”, disse o prefeito José Sloboda, que visitou a Escola Julio de Mesquita na ocasião da entrega dos kits. Também estiveram reunidos a diretora de Educação, Andréia Valentim, a secretária Municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, a coordenadora de saúde bucal, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt, funcionários da Semus, diretora Terezinha Vanjura, professores e alunos.