Correio dos Campos

Jaguariaíva sedia Seminário da Rede de Proteção

16 de agosto de 2017 às 19:31

O município de Jaguariaíva já organizou sua rede de proteção social básica e, para fortalecê-la, ocorreu na terça-feira (16), o I Seminário da Rede de Proteção Social. O encontro contou com a presença do procurador de Justiça e escritor jurídico, Murillo José Digiácomo, que ministrou palestra focada no tema “Tecendo Redes”.

Assistentes sociais, diretores e professores escolares, monitores de projetos sociais, policiais da Patrulha Escolar, conselheiros tutelares, técnicos de departamento de unidades como o CREAS (Centro Especializado de Referência em Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Vovó Tonica, representantes de entidades de acolhimento, entre outras pessoas envolvidas diretamente no atendimento às pessoas em situações de risco e vulnerabilidade social compareceram.

A coordenadora de Proteção Social, Marilia Rodrigues, disse que tal interação veio em boa hora. “Nossa missão é proporcionar a todos que estejam assistidos soluções para que possam retomar suas vidas. Diante disso, diariamente vemos histórias de vida que nos causam tristeza e preocupação em relação ao rumo que nossa sociedade vem tomando. Um evento como este é importante para a troca de experiências e não se deixar desanimar com eventuais casos que não obtivermos êxito”, concluiu.

Entre as autoridades também estiveram vários secretários municipais, a promotora de Justiça da Comarca, Rosângela de Oliveira Rodrigues, a diretora do Núcleo Regional de Educação, Neli Couto Ribeiro Saliba Costa, a vereadora Juliana Langner, e o delegado Derick Moura Jorge. Ao representar o prefeito José Sloboda na ocasião a vice-prefeita Alcione Lemos valorizou o interesse de todos no assunto e registrou que o acesso às diferentes formas e proteção social e enfrentamento às violências contra idosos, crianças e famílias têm sido um desafio, tanto para o poder público quanto para entidades não-governamentais. Relatou que em Jaguariaíva a rede multissetorial para proteção social está se consolidando na luta contra a violação de direitos, tendo importante apoio do Ministério Público e Poder Judiciário.

Integração – A promotora Rosângela de Oliveira Rodrigues conduziu boa parte do evento. Em sua fala ela destacou a importância da união de esforços, pedindo melhoria da comunicação entre os entes da rede. Argumentou que o um protocolo de atendimento e acompanhamento dos casos, por todas as engrenagens da rede, deve gerar mais efetividade das ações. Houve ainda espaço para que os integrantes da rede falassem de suas experiências e dificuldades de trabalho, mostrando um pouco do cenário de atuação enfrentado.

O promotor Murillo José Digiácomo, palestrou logo em seguida. Dentro do tema “Tecendo Redes”, ele explanou sobre as cidades que protegem e a importância do trabalho em rede para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Explicou ainda as indagações inerentes às atribuições e poderes dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo o palestrante é importante que ocorram reuniões periódicas e organização dos serviços para que o trabalho de cada segmento não seja feito de forma isolada, mas sim em cadeia e com compromisso com o resultado. “Temos também que nos preocupar não só em atender os problemas que já ocorreram e sim trabalhar numa perspectiva de evitá-los, procurando identificar os problemas e, a partir de uma ação integrada dos órgãos do poder público e a sociedade, fazer a prevenção”, analisou Digiácomo.