Correio dos Campos

Professores participam de atualização profissional do Projeto ABC Digital

8 de agosto de 2017 às 09:17

Para oferecer aos alunos uma forma estimulante, lúdica e inovadora de ensino, a Prefeitura de Jaguariaíva, através da Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), implantou há três anos o Projeto ABC Digital. Entre os dias 1 e 4 deste mês professores e diretores das escolas urbanas e rurais foram capacitados sobre os novos recursos dos softwares educativos desse projeto.

A formação ocorreu no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), sob a condução da assessora pedagógica da empresa Sem Fronteiras Tecnologia Educacional-ABC Digital, Vanessa Fernandes. Na ocasião ela orientou os participantes sobre as atualizações e inclusões do sistema, usado para apoiar o professor na tarefa de elaborar planos de aula cada vez mais interessantes, para alunos habituados com a tecnologia, através de aparelhos como celulares e computadores. “O professor hoje trabalha com uma geração de alunos que nasceu num mundo muito mais tecnológico, por isso ele tem que adaptar a essa realidade”, explica Vanessa.

Além de capacitação e software específico, a prefeitura de Jaguariaíva proporciona o acesso também aos equipamentos para alunos e professores. A diretora do Departamento de Educação, Andréia Valentim, informa que os alunos do 1º ao 3º ano praticam o projeto em Salas de Informática. Já os de turmas de 4 e 5 anos contam com tablets-PC, que são levados através de um gabinete nas salas de aula. As escolas contam também com lousas digitais.

O programa ABC Digital oferece duas plataformas em Jaguariaíva, sendo a “Sabichinhos” para crianças que cursam o Infantil V da Educação Infantil e a “ABC Digital”, para alunos de 1º ao 5º anos, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e classes especiais. De acordo com a assessora Vanessa existem mais de cinco mil opções digitais para apresentação diferenciada dos assuntos da grade curricular, os quais devem ser usados após um planejamento da aula.

Entre os recursos estão músicas temáticas, banco de imagens, animações, textos, jogos, entre outras alternativas, direcionadas a diferentes disciplinas e faixas etárias. Neste contexto o professor tem o papel de conduzir o aluno, orientando-o em caso de dúvidas. “A formação do ABC Digital para professores ocorre quatro vezes ao ano e as aulas nas escolas seguem um cronograma, que é cobrado inclusive pelos alunos”, relata a diretora Andréia. Segundo ela, o ABC Digital hoje atinge 2.966 alunos na rede de ensino municipal.