Correio dos Campos

Jaguariaíva recebe escritores da Academia de Letras dos Campos Gerais

4 de agosto de 2017 às 16:15

Escritores da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), de Ponta Grossa, visitaram Jaguariaíva no último sábado (29). Na ocasião eles conheceram ações culturais desenvolvidas no município, atividade esta integrante do Projeto “Relações Acadêmicas”.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor do Departamento de Cultura, Rafael Pomim, que apresentou partes da história e do patrimônio do município. O primeiro ponto cultural visitado foi a Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, onde se localiza o Memorial Ferroviário. Ainda na estação, guia do Departamento Municipal de Turismo apresentou os atrativos turísticos da cidade, com destaque para as belezas naturais.

Em seguida o grupo conheceu o Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, onde o pároco Maycon José da Silva falou dos trabalhos de preservação da arte sacra e Rota do Rosário.

Parte da história e legado cultural deixado pelas atividades da família Matarazzo em Jaguariaíva foi demonstrado aos visitantes com a passagem pelo Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, Complexo Matarazzo e Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, localizado na antiga casa do conde. Na passagem pela Biblioteca Cidadã Monteiro Lobato houve doação de livros dos acadêmicos.

Manifestando-se sobre a visita técnica, uma das participantes, Renata Regis Florisbelo, avaliou o que viu como resultado de um trabalho sério e de competência, capazes de honrar e preservar a história de Jaguariaíva. O projeto Relações Acadêmicas da ALCG foi idealizado pela professora Luísa Cristina dos Santos Fontes e coordenado pelo presidente da entidade, Luiz Fernando Cheres.