Correio dos Campos

Rede municipal retoma aulas com capacitação e planejamento para o segundo semestre

24 de julho de 2017 às 20:55

A rede municipal de ensino jaguariaivense se prepara para receber os alunos que retornarão às aulas no dia 26. Com o objetivo de motivar a equipe e planejar as atividades do próximo semestre, a Secretaria Municipal de Educação (Smece) promove nos dias 24 e 25 deste mês a sua II Semana Pedagógica. A abertura ocorreu nesta segunda-feira, no Cine Teatro Valéria Luercy.

Professores, educadores infantis e sociais, professores de educação física do Departamento Municipal de Esportes, integrantes do Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante participaram do encontro, que reuniu mais de 300 pessoas. A oportunidade foi ministrada a palestra “Desafios contemporâneos para se pensar em aprendizagem”, com a professora Ana Maria Valoto.

O prefeito municipal, José Sloboda, a vice-prefeita e secretária de Educação Cultura e Esportes, Alcione Lemos, e diretora de Educação, Andréia Valentim deixaram mensagens ao público no início dos trabalhos. Alguns desafios e novas conquistas da administração municipal, como a reforma das unidades educacionais e a pavimentação de novas ruas, foram citadas pelo prefeito, que anunciou ainda o pagamento de abono salarial oriundo do Fundeb que soma R$ 269 mil. Segundo Sloboda, o repasse ocorre no mês de agosto para professores que estiveram em pleno exercício de aulas em 2015.

A secretária Alcione Lemos e a diretora Andreia deram boas-vindas aos professores e incentivaram a equipe para uma boa atuação técnica. Alcione observou que os tempos mudaram e a escola também, por isso é importante tornar este ambiente interessante para os alunos, inovando, mas também utilizando recursos pedagógicos tradicionais que nunca se tornarão ultrapassados.

Conforme a secretária Alcione, o planejamento e acompanhamento de ações são o diferencial da área de educação no município. “Nossa educação tem 6,2 no Ideb e nossos alunos são acompanhados pedagogicamente e forma sistematizada, garantindo desta forma o desenvolvimento integral dos mesmos”, destacou.

Após a fala das autoridades a parte técnica iniciou. A palestrante salientou que hoje o professor tem muito mais responsabilidade e atribuições com a inclusão das novas tecnologias na escola e cotidiano dos alunos. Ressaltou que no bom exercício do magistério é preciso gostar da profissão e dar condições para o aluno se interessar pela escola e a busca do conhecimento.

Na terça-feira as atividades continuam com a realização de discussões e ajustes sobre o planejamento de ações do ano letivo nas escolas e Cemeis.