Correio dos Campos

Semana do Meio Ambiente é comemorada com distribuição de mudas de Araucária

12 de junho de 2017 às 13:30

A Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariaíva, com apoio do Departamento Municipal de Turismo, realizou na manhã de sexta-feira (9) uma ação de conscientização da população sobre a importância das florestas nativas. Na ocasião foram distribuídas mais de 200 mudas de Araucária a pessoas que passavam pela Praça Getúlio Vargas, região central da cidade.

A Araucária é uma espécie de grande porte e foi escolhida porque, além de ser a árvore símbolo do Paraná, é considerada uma planta em extinção, já com uma quantidade muito pequena perante as vastas áreas que ocupava no Estado até o início do século passado. “Espera-se que com essa pequena ação tenhamos um incentivo no plantio de florestas nativas por parte da população, especialmente àqueles que possuem propriedades rurais ou usufruem desses locais”, explicou o engenheiro florestal Thiago Pomkerner.

Junto com as mudas os populares receberam instruções sobre o hábito de desenvolvimento da espécie, a forma de plantio e os locais onde não é recomendado seu cultivo, como calçadas públicas, sob fiação elétrica e próximo às residências. A ação foi realizada em comemoração à Semana do Meio Ambiente, sendo que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. As mudas distribuídas em Jaguariaíva foram cedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).