Correio dos Campos

Rádio Jaguariaíva prossegue com processo de migração AM-FM

7 de junho de 2017 às 15:10

A Rádio Jaguariaíva AM, outorgada à Prefeitura de Jaguariaíva está entre as primeiras emissoras do Paraná habilitadas para o processo de migração para a frequência modulada (FM) antes do desligamento do sinal analógico. Depois da assinatura do termo aditivo de adaptação de outorga, que ocorreu dia 5 no Palácio Iguaçu, a emissora prossegue com os trâmites para operar na nova frequência de 99,7 MHz.

Representando o município na reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o governador Beto Richa, esteve o prefeito municipal e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, José Sloboda, o secretário municipal de Comunicação Social, José Amilton Romão, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Delgado e o diretor executivo no processo de migração, Marcio Schimiguel. Conforme o contrato de concessão celebrado na oportunidade, a prefeitura tem 120 dias após publicação de extrato do termo aditivo, no Diário Oficial da União, para apresentar o projeto técnico de migração à Secretaria de Radiodifusão.

Também deve ser feita solicitação à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofreqüência e a aprovação de locais e uso de equipamentos.  Instalada a estação de transmissão, o Ministério das Comunicações deve emitir a licença para o funcionamento da estação, que vai operar no canal 259, classe 4, correspondente à frequência 99,7 MHz. A partir daí a prefeitura terá até seis meses após a publicação do ato de aprovação de locais e equipamentos para iniciar os serviços na nova modalidade.

O secretário, José Amilton Romão, informa que todas as exigências estão sendo cumpridas à risca, para que o processo ocorra conforme o planejado e dentro dos prazos. Já o prefeito José Sloboda informa que devem ser investidos na adaptação de estrutura cerca de R$350 mil, além de cerca de R$60 mil que já foram pagos pelo município no início do processo de solicitação de adaptação de outorga.

Além de acompanhar a evolução da radiodifusão, a migração AM-FM vai aumentar a abrangência da transmissão. Schimiguel, que trabalha na Rádio Jaguariaíva há 35 anos, enaltece a modernização. Ele estima que a migração amplie o sinal da rádio local num raio de 60 quilômetros, com qualidade, sem chiados e interferências, contando ainda com a audiência via internet e dispositivos móveis.

 

Trajetória – Fundada em novembro de 1948 pelo comerciante Dario Darif, a Rádio Jaguariaíva 1330 KHz, em mais de meio século de funcionamento, marcou época com importantes transmissões, entre elas as esportivas, direto de cidades como Rio de Janeiro, Natal, Cuiabá, São Paulo, entre outras.

Começou a operar com potência de 250 wats, na frequência de ZYS 2, elevando para 1.000 wats e depois 10 mil wats de potência, na frequência de ZYJ 264. Entre 2009 e 2012 passou por uma fase de revitalização, com a reforma do prédio e aquisição de novos equipamentos e mobiliário, tornando sua estrutura em modelo para a região.

Seus transmissores estão localizados na Rua Curitiba, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Já os estúdios estão na Travessa Silvério Carneiro, Cidade Alta. Com alcance regional, a programação mescla música, jornalismo, esporte e entretenimento.

Um dos pontos fortes são as coberturas completas dos principais eventos da cidade, incluindo eventos institucionais do poder público municipal e as sessões da Câmara de Vereadores. A estação também presta um grande serviço à população com comunicados gratuitos de utilidade pública e interesse social.