Correio dos Campos

Ministério das Comunicações reúne representantes de emissoras que migrarão para FM

5 de junho de 2017 às 22:07

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, e representantes da Secretaria Municipal de Comunicação Social estiveram nesta segunda-feira (5) na cerimônia de assinatura de contratos que autorizam a migração da Rádio Jaguariaíva AM, emissora pública com outorga concedida à prefeitura, para FM.

Entre os participantes da solenidade, no Salão de Atos, do Palácio Iguaçu, estiveram o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e o Governador do Paraná, Beto Richa. Durante o evento os responsáveis das emissoras assinaram um termo aditivo, que adapta as outorgas de concessão e autoriza a mudança de frequência.

Com a mudança de faixa e substituição dos equipamentos, a transmissão da Rádio Jaguariaíva deve ganhar mais qualidade e potência do sinal. Além de rádios propriamente ditos, a sintonia poderá ser feita mais facilmente nos dispositivos como celulares e tablets, tornando a emissora ainda mais acessível.

No Brasil 1500 rádios AM, das 1781 existentes em todo país, solicitaram a migração para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz. No Paraná foram 45 as emissoras que conseguiram a mudança de faixa, de um total de 161 que fizeram a solicitação.