Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Vai empreender? Siga a trilha da Jornada Empreendedora, do Sebrae/PR

Plataforma digital e gratuita auxilia da descoberta do propósito à formalização do negócio

Vai empreender? Siga a trilha da Jornada Empreendedora, do Sebrae/PR
(Reprodução/Internet)





COM ASSESSORIAS - Por oportunidade de mercado ou necessidade própria, jovens brasileiros estão buscando empreender. Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em parceria do Sebrae, no ano passado, 22,2% do total de empreendedores que iniciaram uma atividade empresarial, com negócios formais ou informais, faziam parte do público jovem (18 a 24 anos).

Mas, ser dono do próprio negócio e ter sucesso exige preparação. Para ajudar de forma simplificada os potenciais empreendedores, o Sebrae/PR disponibiliza uma plataforma digital e gratuita. "A Jornada Empreendedora é voltada para jovens que querem ter seus negócios. A plataforma é gratuita para quem quer começar a empreender, desde a descoberta do propósito até a formalização do negócio", explica Adriana Schiavon Gonçalves, consultora do Sebrae/PR.

Com o objetivo de ajudar os empreendedores a tirar as ideias do papel, a Jornada Empreendedora está estruturada em oito trilhas: autodescoberta, confiança criativa, primeiros passos para empreender, proposta de valor, modelação de negócio, comunicação do produto, gestão e formalização do negócio.

Os conteúdos são atualizados e incluem casos reais de sucesso de empreendedores do Brasil e do mundo. Cada trilha tem cerca de 15 lições e leva, em média, uma hora para ser executada. A proposta é que o futuro empreendedor possa colocar o que aprendeu em prática, imediatamente.

"Há uma sequência sugerida, mas o participante pode escolher a trilha e praticar as lições quantas vezes desejar. A Jornada Empreendedora também concede certificado de horas extracurriculares, aspecto interessante para os acadêmicos", avisa Adriana. O fato de poder ser acessada pela internet, sem a necessidade de baixar aplicativo no celular, é outro ponto positivo. De maio até o momento, mais de 1.500 lições já foram executadas na plataforma do Sebrae/PR.

A jornalista Thaila Sayuri Nagazawa, 23 anos, de Londrina, passou a acessar a plataforma no início de agosto por ter interesse no tema. A profissional trabalha como designer e diagramadora em uma agência em um período do dia, e freelancer no outro.

"Tenho muito interesse e necessidade em empreender. Quero ter mais visão empresarial, da própria gestão de negócios", explica Thaila. A jornalista observa ainda que é preciso ter foco e disciplina para fazer a Jornada Empreendedora.

"Procuro seguir a ordem das trilhas. O conteúdo despertou muito interesse e me fez refletir bastante, nas pessoas do trabalho, clientes e parceiros, para encontrar o meu propósito", relata Thaila.

A médica Luciana Baptista de Campos, 62 anos, de Curitiba, deve se aposentar no ano que vem e pensa no empreendedorismo como uma atividade alternativa. Ela já começou as lições na plataforma. "[A plataforma] é extremamente amigável, de fácil navegação. As aulas são rápidas, mas conseguem entregar conteúdo de forma prática e agradável. Outro ponto positivo é poder assistir as aulas no meu próprio tempo", considera a médica.

Luciana se declara satisfeita com a qualificação dos professores. "A plataforma é ótima e estou bem feliz com o aprendizado que estou tendo. Realmente, é um conhecimento que poderei colocar em prática, eventualmente", completa

A plataforma está disponível no endereço eletrônico www.sebraepr.com.br/jornada.

Compartilhe:

Leia também

ACIPG Mulher celebra 40 anos com noite de inspiração e protagonismo feminino
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia