Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

CimSaúde leva qualificação para municípios da 21ª Regional

CimSaúde leva qualificação para municípios da 21ª Regional
Publicidade

COM ASSESSORIAS - O cuidado com as condições crônicas de saúde foi tema de nova qualificação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) em Telêmaco Borba. O encontro na Unifateb reuniu Atenção Primária dos municípios de Reserva, Curiúva e Ventania. “O matriciamento da Linha de Cuidado em Hipertensão e Diabetes promoveu uma discussão qualificada entre os profissionais da região”, contou a integrante do Grupo de Trabalho do Programa de Qualificação dos Consórcios (Qualicis), Eloise Silveira.

A ação reuniu profissionais da equipe multiprofissional da subsede de Telêmaco Borba. Entre eles, a psicóloga Andréa Natel, a nutricionista Andressa Paola Siqueira, o cardiologista Rafael Serpa, a endocrinologista Camila Cruvinel e a enfermeira Cristiane Aparecida Camargo. “Foi um momento de qualificação e fortalecimento do cuidado às condições crônicas”, avalia Eloise.

Para uma maior efetividade, integrantes da APS responderam a um questionário prévio do CimSaúde quanto às principais dúvidas sobre a Linha de Cuidado. “O encontro foi estruturado no formato de mesa redonda, proporcionando um espaço dinâmico e participativo para discussão, e a metodologia adotada, com levantamento prévio de dúvidas, garantiu que os conteúdos abordados estivessem alinhados às necessidades reais dos territórios”, apontou a integrante do GT.

Conforme o cardiologista do CimSaúde, as principais dúvidas dos participantes puderam ser respondidas durante a roda de conversa. “A insulinoterapia e o tratamento de hipertensão foram abordados de uma maneira mais específica, atendendo às solicitações dos participantes”, destacou Serpa.

Enfermeira do município de Reserva, Taiane Guadagnin, destacou o novo formato adotado. “Foi bem produtivo. Este método é mais atrativo para discutirmos, e expor nossa realidade de forma mais acessível”, avalia. Para ela, o vínculo frequente entre Consórcio e municípios garante a qualidade do cuidado junto aos pacientes. “Queremos que continue com esta proximidade, em forma de matriciamento. Os conteúdos são interessantes, os profissionais bem qualificados e muito didáticos”, resumiu.

Coordenadora da APS de Curiúva, a enfermeira Bruna Subtil, também teceu elogios. “O matriciamento foi excelente, conseguimos tirar dúvidas. Foi uma troca muito importante entre a Atenção Especializada e Primária”, ressaltou. Para a profissional os momentos são essenciais para que os municípios consigam aproveitar o que o Consórcio oferta, e ainda para qualificar o atendimento, otimizando os Planos de Cuidado.

Temática

Durante a oficina, conforme as profissionais da saúde foram discutidos aspectos fundamentais para o cuidado integral do paciente. Os fatores emocionais relacionados ao adoecimento crônico; a importância da nutrição no manejo do paciente hipertenso e diabético; estratégias atualizadas para o manejo clínico da hipertensão arterial; condutas para o manejo do diabetes mellitus;e a estratificação de risco como ferramenta essencial para organização do cuidado foram abordados.

Compartilhe:

Leia também

Programação da Operação Rondon chega à área rural de São João do Triunfo com oficinas voltadas ao campo e à saúdeAções gratuitas da UEPG e da Faculdade Pequeno Príncipe levam orientações voltadas ao campo, à saúde e ao desenvolvimento comunitário entre os dias 11 e 21 de julho
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Castro abre concurso público para contratação de ACSs e ACEs

UBS Bom Jesus abre das 09h às 15h neste sábado (04) para o ‘Sabadão da Vacina’

Festival Rota 01 Mototurismo impulsiona turismo de eventos em Ponta Grossa

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Publicidade
Desenvolvido por Flize Tecnologia