Em reunião da AMCG, presidente ressalta avanço do Consórcio

COM ASSESSORIAS – A saúde foi um dos temas tratados na reunião desta quarta-feira da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em Telêmaco Borba. Aproveitando a presença do secretário de Estado da pasta, Beto Preto, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e prefeito de Arapoti, Irani Barros, destacou os avanços da entidade. “Estamos há alguns anos em uma crescente, com a ampliação dos serviços e o atendimento inloco em nossos municípios”, ressaltou.
Além dos números, o presidente contou ainda sobre os debates que vêm sendo realizados junto à Associação dos Consórcio de Saúde do Paraná (Acispar), na qual compõe a diretoria. “Vamos realizar um diagnóstico dos Consórcios para avaliar as dificuldades da aplicação dos Programas, como o Qualicis”, antecipa, citando o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios. “Queremos otimizar os serviços e dar mais qualidade”, completa.
Barros solicitou ainda apoio aos demais gestores da região quanto a utilização dos recursos da Ficha de Programação Orçamentária (FPO). “É um recurso proveniente do Estado, que pode ser melhor utilizado, na realização de consultas e exames”, esclarece.
Durante o encontro, o secretário de Estado aproveitou para anunciar a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de porte três, no município de Telêmaco Borba. “Um investimento de R$ 10 milhões. Teremos dez consultórios médicos e vamos atrair especialidades, que são difíceis de serem ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, antecipa, prevendo em torno de quatro mil consultas ao mês para a região.
A gestão do AME será do CimSaúde. “Ele será construído em Telêmaco, mas será referência para os sete municípios da 21ª Regional de Saúde”, conta a diretora do Consórcio, Pamela Costa. Conforme o secretário de Saúde, com a vinda do AME, será necessário a busca por profissionais especialistas para atendimento na região.