Correio dos Campos

Adriano Krzyuy volta à presidência da Assespro-PR

Entidade define nova diretoria para biênio 2025-2026 e com isso, Adriano retoma cargo então ocupado pela empresária Josefina Gonzalez
24 de janeiro de 2025 às 17:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A nova diretoria da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná) será capitaneada por Adriano Krzyuy. O empresário volta a ocupar a presidência e assume a gestão 2025–2026. Adriano já conhecido na entidade: experiente, é o atual vice-presidente e já esteve à frente da presidência nos biênios 2017–2018 e 2019–2020.

“É uma honra assumir novamente esse desafio. Atuar em um setor tão dinâmico, que está sempre em evolução e à frente das tendências, é estimulante. Vou contar com o apoio da diretoria para fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação do Paraná, posicionando-o como referência no Brasil e a nossa missão é integrar atores, gerar negócios e potencializar nossos hubs de inovação”, destacou Adriano Krzyuy.

A nova chapa consiste em 30 nomes, entre diretoria executiva, diretorias adjuntas, diretorias das subseções, conselho fiscal e conselho de ética.  A escolha da nova diretoria foi feita pelos representantes das empresas filiadas. O pleito contou com apenas uma chapa inscrita, eleita por unanimidade.

Metas da nova gestão

Krzyuy afirma que a gestão vai focar na atração de investimentos, talentos e parcerias estratégicas, tanto nacionais quanto internacionais.

“Vamos fortalecer a mentalidade empreendedora no Estado, promovendo eventos técnicos para profissionais experientes e, também, encontros voltados a quem está começando”, explicou.

A diretoria também planeja direcionar esforços para iniciativas que envolvam jovens e mulheres, além de desenvolver uma cartilha de soluções digitais voltadas para o agronegócio. O apoio a programas de fomento ao setor tecnológico, em parceria com o governo estadual, também está no radar.

“Queremos ampliar nossa atuação em políticas públicas. Além de reforçar nossa posição como Agente Softex, buscaremos participar de políticas públicas em todas as esferas, colaborando com a Confederação Assespro para articular medidas em âmbito nacional”, completou o presidente eleito.

Nova diretoria

A nova composição da diretoria combina a experiência de executivos de longa data com a energia de jovens associados, promovendo a troca de ideias e inovação. Márcio Monson, por exemplo, assume como vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais. Filiado à entidade desde 2020, ele traz experiência em voluntariado no terceiro setor e gestão de entidades federativas.

“Somado a isso, vou trazer meu know how de 26 anos como empreendedor para dinamizar as atividades da instituição, desenvolver novas parcerias, expandir os atuais convênios com atores locais e representar a Assespro-PR junto aos governos municipais, estadual e federal”, diz.

Camila Agner Corazza, da pro.zza resultados em comunicação, assume como vice-presidente de Comunicação e Marketing. Presente na entidade desde 2022, Camila liderou a reformulação das redes sociais da associação e fortaleceu a comunicação institucional com uma abordagem mais próxima e acessível. Na nova gestão, ela planeja expandir o alcance da Assespro-PR para além da região de Curitiba, além de compartilhar histórias de sucesso dos associados para inspirar e engajar o setor.

“Queremos que a Assespro-PR reflita o cenário tecnológico e de inovação do Paraná, com conteúdos que transmitam protagonismo, inspiração e autoridade, alinhados à evolução da entidade”, afirmou Camila.

Próximos passos

A nova diretoria assume oficialmente suas funções em 1º de janeiro de 2025 e já planeja ações que reforcem o papel da Assespro-PR como uma catalisadora de inovação, integração e desenvolvimento no setor de tecnologia da informação no estado.

/// BOX

Quem é o novo presidente!

Sua idade e em que cidade nasceu?

49 anos, nascido em Palmeira, no Paraná.

Quando começou na carreira de tecnologia? Sempre gostou da área?

Eu comecei na área de computação na infância, com mais ou menos 10 anos quando ganhei o primeiro computador. Daí fui autodidata, aprendendo a programar. Entrei na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1993 e me formei em 1996. Na verdade, todos os meus projetos, essa minha carreira profissional, pessoal, foi sempre envolvendo a área de computação, de tecnologia, de inovação. Sempre gostei muito de fazer isso.

Quando ingressou na Assespro-PR?

Na Assespro, ingressei aproximadamente no ano 2000 como associado, com uma empresa que eu tinha na época. Ao longo do tempo, fui mudando de empresa, de negócio, empreendendo, mas nunca me desliguei da entidade.

Como vê a importância da entidade para o Estado e País?

Se a gente pegar e considerar esses 25 anos em que estou associado, tivemos uma série de mudanças de tecnologia e a Assespro, com 42 anos, sempre evoluiu. Nesse sentido, a importância é a representatividade, a evolução contínua, o conhecimento que fica dentro da entidade em todas essas décadas e a proposição de políticas públicas atuando nas três esferas, municipal, estadual e federal, ajudando no desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil.

Quais foram os cargos ocupados na entidade?

Estive no Conselho de Ética, já fui diretor da subseção Campos Gerais, estive na vice-presidência de Comunicação e Marketing, na vice-presidência de Relações Institucionais e Governamentais. Fui presidente na gestão 2017-2018 e também na gestão, 2019 e 2020. Estive como diretor adjunto na Federação Assespro em 2019 e 2020 e na vice-presidência de Marketing e Comunicação da Federação Assespro. Além disso, representei em inúmeras oportunidades a entidade no Conselho da Administração do Instituto das Cidades Inteligentes ICI, no Conselho da Administração da SOFTEX, no Conselho da Administração da Federação Assespro.

Quais os desafios desta gestão?

Acredito que o principal desafio é a integração entre os ecossistemas do Paraná; incrementar, impulsionar e fortalecer esses vínculos dentro da entidade, gerando uma capacidade mais forte no interior. Queremos trabalhar bastante na área de qualificação, capacitação e educação para a tecnologia, desde a programação de software até projetos. A tecnologia e a inovação são feitas por pessoas, então a ideia é sempre focarmos muito na humanização de cada processo. Outra meta é que como a entidade se tornou Confederação Assespro, a ideia é transformar nossa entidade em uma Federação, integrando as associações que já existem localmente e fortalecer estadualmente essas ações.

/// BOX

*Pitch do Presidente*

“Queremos iniciar com o trabalho para transformar a Assespro, aqui no Paraná, em Federação, seguindo o caminho da nacional, que deixa de ser Federação para se transformar em Confederação. A partir disso, vamos fortalecer a integração entre os ecossistemas regionais e do interior, congregando na federação do Paraná, entidades e associações de todo o País, transformando a Assespro Paraná em um verdadeiro ponto de referência”.

///    BOX

CONHEÇA A NOVA GESTÃO:

Assespro-PR (biênio 2025–2026): 

  • Adriano Augusto Krzyuy – Presidente
  • Márcio Freitas Monson – Vice-Presidente de Articulação Política
  • Caroline de Souza – Vice-Presidente de Administração, Finanças e Sustentabilidade
  • Camila Agner Corazza – Vice-Presidente de Comunicação e Marketing
  • Julio Cesar Borges – Vice-Presidente De Governança e Planejamento
  • Cleiton Sacoman – Vice-Presidente Jurídico e de Compliance
  • Hamilton Barretto – Vice-Presidente de Eventos
  • Almir Vicente Silva Das Neves – Vice-Presidente de Startups

SUBSEÇÃO CURITIBA

  • Paulo Cezar Raymundi
  • Rui Tadashi Suzuki

SUBSEÇÃO CAMPOS GERAIS

  • Ronald Felipe Wolochn
  • Eloi Laercio Mamcasz

SUBSEÇÃO OESTE

  • Marcelo Yukio Outa
  • Clóvis Wichoski

SUBSEÇÃO SUDOESTE

  • Alessandro Graczuk Moraes
  • Carlos Fumagalli Manfroi

SUBSEÇÃO MARINGÁ

  • Jhonatan Pereira Da Silva
  • Juliana Pelandré Gravena Molés

SUBSEÇÃO LONDRINA

  • Lucio Kamiji

DIRETORIAS ADJUNTAS

  • Kristian Capeline – Políticas Educacionais
  • Diogo Steinke Deconto – Integração Entre Universidades & Empresas
  • Raquel Uchôa Moreira – Mulheres na Tecnologia
  • Izoulet Lima Moreira Cortes Filho – Projetos e Negócios Internacionais
  • Renan Schaefer – Crédito e Fomento
  • Roberto Viruel Marcelino – Cidades Inteligentes
  • Antonio Claudio Figueiredo Demeterco – M&A em Tecnologia
  • Leonardo Oliveira Tostes – ESG
  • Max Xavier Rocinholi – Comercial
  • Paula Renata Nogueira De Souza – Tecnologia na Simplificação de Processos
  • Claudio Navarro – Robótica