Correio dos Campos

Sanepar se prepara para atender demandas na temporada de calor

Obras, projetos e investimentos visam garantir abastecimento de água tranquilo no verão
13 de dezembro de 2024 às 18:09
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O sol e as altas temperaturas de verão, comprovadamente, promovem aumento no consumo de água. Para atender a demanda prevista para a estação mais quente do ano a Sanepar se prepara por meio de seu planejamento plurianual de investimentos com implantação de unidades operacionais, com instalação de equipamentos, com manobras na rede de distribuição e com aumento da capacidade de produção e de armazenamento de água. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o trabalho na Companhia pulsa 24 horas diárias para que 100% dos moradores das 345 cidades atendidas tenham água tratada com qualidade e em quantidade necessária para atendimento das suas necessidades.

Ao longo dos últimos quatro anos, o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) recebeu obras para ampliar a capacidade de distribuição e de reservação de água. Ao menos, 30 empreendimentos foram incorporados ao sistema, trazendo segurança operacional tanto para a capital como para as demais cidades que fazem parte do SAIC. Uma das mais importantes obras é a Barragem do Miringuava, que teve sua última etapa de execução autorizada neste mês pelo Governo do Estado e pela Sanepar. Com capacidade para 38,2 bilhões de litros de água, essa estrutura é fundamental para reforçar a disponibilidade de água para abastecimento da população de Curitiba e RMC, com foco no enfrentamento da escassez hídrica. Ele irá compor o SAIC, que é formado hoje pelos reservatórios Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II.

Para a Operação Verão Maior 2024/2025, no litoral do Estado do Paraná, onde a demanda cresce em torno de 60% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e chega a crescer mais de 100% durante as festividades de fim de ano, a Sanepar contratou e está instalou 29 geradores de energia nas captações de água, nas estações de tratamento de água e de esgoto, nos reservatórios e nas principais estações de bombeamento de água. O objetivo é manter os sistemas em operação 24 horas por dia para que não parem de produzir e distribuir água em qualquer tempo e para que o sistema de esgoto flua sem intercorrências e transtornos.

Oito containers, com capacidade para 70 mil litros de água cada um, serão instalados nos pontos que demandam maior volume de água. A Sanepar tem instalado 30 pontos de injeção nas redes de distribuição está contratando os serviços de pelo menos 16 caminhões-pipa que terão a função de transportar a água até os containers e para injetar diretamente nas redes de distribuição nos horários de maior consumo. As redes de distribuição de água e as de coleta e transporte do esgoto e os equipamentos eletromecânicos das unidades operacionais receberam manutenção de inspeção preventiva para garantir sua funcionalidade em tempo integral.

Em Pontal do Paraná, uma adutora de 400 milímetros de diâmetro e de 5 mil metros de extensão, interligou os reservatórios de Ipanema e Shangri-lá, aumentando em 40% a capacidade de transferência de água dos sistemas. Foram investidos mais de 9 milhões nesta obra que beneficia os balneários de Shangri-Lá, Atami, Itatiaia, Vila Nova e Pontal do Sul.

E para que tudo funcione adequadamente, as equipes locais vão receber reforços de empregados de outras regiões para atuar nas ações operacionais e nos trabalhos socioambientais, reforço na frota e nos equipamentos de manutenção, no transporte de água e de informática para agilidade nos atendimentos.

Regiões Oeste e Sudoeste do Estado também receberam obras para melhorar, ampliar e garantir água para o abastecimento público. Interligação de novos poços em Céu Azul, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança do Iguaçu, Dois Vizinhos, Bom Jesus do Sul e no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia, aumenta a produção de água e dão tranquilidade no abastecimento. Em Três Barras do Paraná foram construídas uma nova captação e uma nova estação de tratamento de água. Em Francisco Beltrão a estação de tratamento de água teve a capacidade ampliada em 18% e uma nova adutora está em execução para melhorar o transporte de água para os bairros da Cidade Norte. O sistema de Cascavel ganha reforço no abastecimento com a implantação das obras de captação no Rio do Salto. Esse sistema visa garantir o abastecimento em períodos de possível estiagem em paradas emergenciais ou de manutenção nos outros sistemas de captação de água.

Na região dos Campos Gerais, a perfuração e interligação de poços garantem abastecimento para os moradores de Porto Amazonas, Ivaí e Ipiranga. Os três sistemas tiveram aumento médio de 50 mil litros de água por hora. Na área rural de Entre Rios, as comunidades de Colônia Jordãozinho, de Colônia Samambaia e de Socorro receberam investimentos para aumento de reservação e para instalação de geradores, respectivamente. Obras e melhorias garantiram aumento na produção de água em 25% para Castro e de 15% para Arapoti. No extremo Sul do Estado, General Carneiro teve sua capacidade de produção de água dobrada neste ano. Ponta Grossa está recebendo incremento de 15% na produção de água com a instalação de um novo conjunto moto bomba na captação do Rio Pitangui, adutora para transporte de água e novo filtro na estação de tratamento.

No Noroeste do Estado, um exemplo do esforço das equipes da Companhia está em Goioerê. A cidade enfrentou sérios problemas de abastecimento em razão da perda de vazão dos seus mananciais, um deles teve reduzida em mais de 50% a capacidade de produção de água. Foram perfurados novos poços, feitas manobras operacionais e antecipadas obras previstas para o ano que vem, afim de que a cidade tivesse reduzidos os impactos da crise hídrica. Com tudo isso e com a injeção de água por meio de caminhões-pipas, foi possível a suspensão do rodízio no abastecimento ainda em setembro deste ano. Em Campo Mourão, foi ampliada a captação de água e foi dobrada a capacidade de tratamento com a implantação de mais um módulo na estação.

SANEAMENTO RURAL – Áreas rurais dos municípios também têm tido benefícios para o saneamento. Um exemplo da responsabilidade social da Sanepar com as comunidades está na paradisíaca e turística Ilha de Superagui, onde estão sendo feitas pela companhia, em parceria com a Prefeitura de Guaraqueçaba, as reformas e melhorias nas casas de bombas e de química, a instalação de dois novos reservatórios com capacidade para armazenar 40 mil litros de água no total, a implantação de quase nove mil metros de novas tubulações e 350 kits de ligação de água vão garantir água com qualidade, para a população local e também para a população flutuante.