Correio dos Campos

São Mateus do Sul tem 44 projetos culturais contemplados na Lei Paulo Gustavo

23 de fevereiro de 2024 às 15:42
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – São Mateus do Sul obteve 44 projetos culturais selecionados para receber incentivo financeiro através da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo). Os projetos contemplados incluem obras audiovisuais, música, literatura, cultura afro, história, artesanato, dança, circo e artes visuais. As propostas abrangem diversas vertentes culturais, como capoeira, cultura polonesa, navegação no Iguaçu, palhaçaria, cultivo e tradição da erva-mate, entre outros.

Segundo a diretora de Cultura, Mônica Zampier, entre as propostas selecionadas, quatro se enquadram em cotas étnico-raciais, sendo desenvolvidas por pessoas afrodescendentes. “A diversidade dos projetos evidencia a riqueza cultural de São Mateus do Sul e valoriza as diversas manifestações culturais do município”, destacou.

Como contrapartida, todos os projetos contemplados poderão ser acessados gratuitamente pela população. A medida visa garantir amplo acesso da comunidade aos conteúdos produzidos e apresentados.

Os projetos selecionados incluem três videoclipes de artistas locais, três mostras audiovisuais, dois cinemas itinerantes, 15 minidocumentários, um podcast e mais 20 fazedores de cultura, de diversas áreas.

O recurso financeiro que viabiliza o projeto vem do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC), para ações emergenciais voltadas ao setor cultural. Em São Mateus do Sul, o valor disponível foi de R$ 437.395,81, distribuídos conforme o Plano de Ação elaborado e aprovado com participação popular.