Correio dos Campos

Ponto de Vista: Ministro Paulo Pimenta diz que Comunica BR é ferramenta poderosa de fiscalização

5 de fevereiro de 2024 às 14:33
(Foto: Reprodução / D’Ponta News)

Direto de Brasília, em bate-papo exclusivo ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã de sábado (3), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, destaca a ferramenta de transparência das ações do governo junto aos municípios, o Comunica BR. O site apresenta dados de políticas públicas, acessível por qualquer cidadão, de forma intuitiva. “Já é o site mais acessado do governo federal”, frisa.

“Qualquer pessoa pode colocar no Google: ‘Comunica BR’ e acessar o site. Nesse site, você escolhe a cidade, qualquer cidade do Brasil, e abre em tempo real, todas as ações, todos os investimentos e todas as realizações do governo federal naquela cidade”, explica. Pelo site, é possível verificar se o município possui médicos atuantes pelo programa Mais Médicos; montante recebido para a Saúde, para a merenda escolar; se o município aderiu ao programa de escola em período integral; contratos do PRONAF; crédito agrícola; quantas casas vão ser construídas naquele município pelo Minha Casa, Minha Vida, além de uma série de outros dados.

“O mais interessante é que você pode clicar em cima e gerar um card na hora. Você dá um clique e pode distribuir [esse card] no grupo de WhatsApp da família ou pode publicar onde você quiser”, diz. Se preferir, o cidadão pode gerar um relatório geral da cidade, com todos os investimentos do governo federal realizados na cidade. “Essa é uma ferramenta poderosa para a fiscalização, não só de transparência”, afirma. Pimenta acredita que a ferramenta pode auxiliar também aos municípios de menor porte a se inteirar e a acessar projetos e programas do governo federal.

Conforme o ministro, o Comunica BR tem sido bastante utilizado por radialistas, em entrevistas a autoridades locais e regionais, até mesmo para conferir a aplicação de recursos encaminhados para os municípios pelo governo federal, como, por exemplo, para a realização de cirurgias eletivas.

Para alimentar essas informações no Comunica BR em tempo real, foi desenvolvido um sistema que envolve o Ministério da Gestão, a Casa Civil, o Gabinete do Presidente e a SeCom. “É um sistema grande, que é atualizado todos os meses e tem que ser muito preciso. Uma coisa que tenho pedido muito aos ministros é que eles acompanhem, para checar se a informação que está ali realmente está correta. Vamos pegar como exemplo o Ministério dos Transportes, uma rodovia está sendo executada: nesse mês foi executado tantos % e pago ‘x’. No mês que vem, já é outro número. Então, vamos acompanhando em tempo real”, detalha.

Confira a íntegra da entrevista:

Ponto de Vista – Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

 

Com informações de D’Ponta News