Correio dos Campos

Palmeira otimiza serviços e garante destaque estadual em transparência

Administração inovadora ajuda a consolidar o desenvolvimento municipal. Melhorias na infraestrutura e educação promovem qualidade de vida
11 de dezembro de 2023 às 16:13
Administração inovadora ajuda a consolidar o desenvolvimento municipal. Melhorias na infraestrutura e educação promovem qualidade de vida. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A cidade de Palmeira, que faz parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), garantiu avanços em diferentes setores no decorrer dos últimos anos. Com foco no desenvolvimento e na qualidade de vida, a gestão liderada pelo prefeito Sérgio Belich procurou regularizar processos dentro da prefeitura e captar novos investimentos. Entre as principais conquistas, é possível citar as ações realizadas em prol dos setores de educação e infraestrutura, além da otimização de serviços em prol dos moradores.

Belich lembra que o município foi premiado com o ‘Selo Diamante’ em Transparência Pública em avaliação divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). Palmeira alcançou um índice de 95,37% em 2023. “Nossa principal proposta de campanha foi ‘Transparência e Corrupção Zero’. Estamos trabalhando sempre em prol deste objetivo. É uma atuação que implementamos em todos os setores da gestão. Dentro da Procuradoria, avançamos com o programa de ‘Compliance’, que envolve uma série de ações visando a otimização do serviço público e a garantia de transparência. Palmeira é um dos primeiros municípios do Paraná a adotar este sistema. Para nós, é um grande orgulho e também obrigação”, avaliou.

Nas escolas, a prefeitura adotou melhorias em prol da qualificação do aprendizado. “Existe um compromisso muito grande. Implementamos o sistema de ensino integral do 1º ao 5º ano, beneficiando cerca de 200 crianças em um projeto piloto na Escola Rocio II. Também promovemos melhorias estruturais nas escolas Leonor Santos; Gabriel Prestes; Nossa Senhora do Rocio; CMEI Cristo Rei; e no Recanto dos Pequeninos. Essas são apenas algumas das iniciativas. Adquirimos 18 lousas digitais e 20 televisores visando a modernização do ensino. Em outras frentes, garantimos o programa de formação e assessoramento pedagógico aos professores e viabilizamos a distribuição de material escolar personalizado para as crianças da rede municipal”, destacou o prefeito.

Planejamento para o futuro

Segundo Belich, além das melhorias estruturais já consolidadas, Palmeira também está preparada para os anos seguintes. “Atualmente, temos um arquivo com mais de 60 projetos envolvendo reformas em praças, escolas, postos de saúde, pavimentação e outros segmentos. Tudo isso está pronto para que as próximas gestões possam avançar nessas questões”, ressaltou.

Para ele, a demanda das estradas rurais é outro ponto que requer uma atenção. “As fortes chuvas recentes causaram uma grande dificuldade. Porém, existe um trabalho constante. Neste ano, assinamos um contrato com o Consórcio Tibagi, onde uma equipe atuou com maquinário e promoveu uma revitalização excelente. Estamos programando mais três meses de parceria com o consórcio para 2024. Tudo isso além do trabalho que já é realizado pelas nossas equipes”, disse.

Mobilidade Urbana

Já em 2024, a prefeitura também pretende dar continuidade ao novo Plano de Mobilidade Urbana. “Contratamos uma empresa especializada nessa parte de trânsito, que realizou um estudo de seis meses aqui na cidade. Recentemente, recebemos esse planejamento pronto para execução. São diversos pontos a serem modificados. Teremos, por exemplo, algumas trocas de sentido no tráfego de veículos e melhorias na sinalização que devem trazer melhorias”, afirmou.

A administração local também atua em prol da qualificação de serviços básicos. “Com relação ao saneamento básico, Palmeira possui atualmente mais 90% de cobertura. Existem alguns pontos a melhorar. Entrei em 2021 com o propósito de assinar um contrato com a Sanepar ou outra empresa. Caminhávamos para isso, porém o marco legal do saneamento causou alguns impeditivos para as prefeituras. Hoje, a Sanepar tem apenas um contrato provisório em Palmeira para pequenos reparos. Porém, existe a necessidade de grandes obras. Estamos buscando meios de solucionar esse problema. Nossa intenção é efetivar esse convênio o mais breve possível”, projetou.

Quem somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.