Correio dos Campos

Franciscanos andam sete quilômetros retirando lixo reciclável das ruas

13 de dezembro de 2022 às 09:35
(Foto: Ordem Franciscana Secular Irati)

COM ASSESSORIAS – A Ordem Franciscana Secular (OFS) de Irati realizou ontem (11) a 14ª Caminhada Franciscana pela paz, pela vida e pela ecologia. Aproximadamente 120 pessoas, entre franciscanos e a comunidade, com pessoas vindas inclusive de Prudentópolis, percorreram o trajeto de 7 quilômetros entre a Capela São Francisco e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná rezando, refletindo, cantando e recolhendo o lixo das ruas. Ao todo, foram retirados das vias públicas 30 sacos, de 50 litros, de material reciclável.

A saída foi em frente a Capela São Francisco de Assis, às 6 horas. A coordenação da Ordem Franciscana Secular, este ano, propôs uma reflexão sobre o respeito às diferenças, o fim do racismo, da discriminação, das atitudes de violência, da cultura do ódio e das agressões à vida e à natureza, incentivando, como gesto concreto, o recolhimento do lixo das ruas. “Todo o cristão, que segue os ensinamentos de Jesus, é portador da paz e do bem”, comentou o coordenador, Vanderlei Kawa. Durante o trajeto, algumas famílias e levaram a imagem do menino Jesus.

Às 8h30, os caminhantes foram recepcionados no bairro Engenheiro Gutierrez com café e lanche servidos gentilmente por Maria Waurika, a ‘tia Mariquinha’, que é franciscana do Instituto Secular Seara. “Foi um gesto de partilha e solidariedade”, destacou Kawa. Às 10 horas, foi celebrada missa pelos freis Daniel Heinss e Marcos Aurélio, seguida pela partilha dos alimentos ao meio-dia. A caminhada acontece há 14 anos, sempre em dezembro, como um ‘retiro de Natal’ para os franciscanos da Ordem.