Correio dos Campos

Em Reserva, Igreja oferece curso profissionalizante a mulheres

22 de junho de 2022 às 10:12
(Foto: Paróquia Menino Jesus)

COM ASSESSORIAS – A Pastoral Social da Paróquia Menino Jesus, de Reserva, realiza uma série de cursos profissionalizantes pensando em qualificar e capacitar mão de obra, especialmente, entre as famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Igreja. O mais recente deles teve 40 horas/aula e terminou no sábado (18). O curso de manicure e pedicure formou 16 mulheres que, depois da Santa Missa, receberam seus certificados. Das formadas, cinco já estão empregadas.

De acordo com a coordenadora da Pastoral Social, irmã Helena Gadonski, as aulas começaram no dia 21 de março, nas dependências da paróquia, ministradas por duas voluntárias, profissionais da área. Um projeto desenvolvido por uma das religiosas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, as Vicentinas, em Curitiba, doou o material utilizado no curso: esmaltes, lixas e cortadores de unha. “Não todas, mas a maioria das participantes recebem cestas básicas aqui da Pastoral. Gente que precisa, que recebeu não só o conhecimento, o certificado como também o material para trabalhar. E cinco delas estão inclusive empregadas”, comentou irmã Helena.

Outros dois cursos estão programados para os próximos meses. Em agosto, a Pastoral Social vai oferecer aulas de costura (bainha na mão e na máquina, colocação de botões) para entre dez e 12 participantes. “O diácono Alfredo (de Paula Neves) está nos ajudando, consertando oito máquinas de costura que temos na Pastoral para podermos oferecer mais esse curso”, contou a religiosa. Em setembro, serão abertas 20 vagas no curso de trabalhos domésticos, ‘limpeza com economia’. As aulas serão à tarde. As inscrições podem ser feitas na Pastoral Social.