Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Vigilância alerta população sobre escorpiões

Vigilância alerta população sobre escorpiões
Publicidade
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Castro está alertando a população para a importância dos cuidados com escorpiões devido a chegada do tempo úmido e quente que propicia a proliferação do aracnídeo.

De acordo inspetora de saneamento da Vigilância Sanitária de Castro, Nadislei Swiech, algumas medidas de controle estão sendo implementadas em parceria com órgãos ligados à limpeza urbana, saneamento, obras públicas e educação através de ações continuadas junto à população. “Precisamos da colaboração de todos para evitar a proliferação e os acidentes”, explica.

No ambiente domiciliar, o escorpião se abriga sob madeiras velhas, lenha, tijolos, restos de construção, entulhos e principalmente em frestas em calçadas, muros e paredes. O lixo domiciliar mal acondicionado, restos de alimentos e sujeira nos domicílios atraem insetos como baratas e outros que são alimentos dos escorpiões.

Manter terrenos, quintais, jardins e fossas limpas são algumas das providências necessárias para tornar o ambiente desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais. Também devem ser mentidos limpos os terrenos baldios, evitando queimadas, pois desalojam os escorpiões.

A melhor forma de evitar acidentes é impedir que o escorpião entre em casa. Nas áreas internas, as paredes que apresentam vãos ou frestas devem ser rebocadas, e as soleiras de portas devem ser vedadas com rolos de areia ou borracha. Também devem ser colocadas telas em aberturas de ralos, pias e tanques, e ainda na ventilação de porões. Pontos de energia e telefone devem ser devidamente vedados.

Picada - Se você for picado por escorpião, uma dor forte surgirá no local onde o veneno do aracnídeo foi inoculado. O escorpião pica áreas descobertas do corpo como mãos, pés, braços e pernas.

No adulto, o veneno do escorpião causa forte dor no local da picada, que pode irradiar para todo o membro. Já em crianças pequenas, além da dor, podem ocorrer náuseas, taquicardia, sudorese, arritmia cardíaca e edema pulmonar.

O que fazer - Nunca use garrote, corte ao redor da lesão ou coloque folhas, pó de café, etc. A primeira coisa a fazer é lavar o local da picada e fazer compressa com água morna. Em seguida, procurar o hospital mais próximo, onde é feita uma avaliação a dor. Caso ela continue intensa, pode ser utilizada anestesia ou receitado analgésico. Se o quadro se agravar, deve ser dado o soro antiescorpiônico.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia