Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Seminário aborda violência contra a mulher e Lei Maria da Penha

Seminário aborda violência contra a mulher e Lei Maria da Penha
(Foto: Divulgação/PMC)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social realizou nesta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Castro, o Seminário Agosto Lilás com o tema "Precisamos falar sobre a violência doméstica e familiar". O evento contou com palestra da advogada do Núcleo Maria da Penha, de Ponta Grossa, Bruna Balsano, e apresentação cultural de adolescentes e jovens que frequentam o Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva (CEJU).

Bruna abordou a Lei Maria da Penha, sua importância, além de outras leis importantes para as mulheres. Destacou que desde que foi aprovada, a lei trouxe diversos benefícios e ressaltou a aprovação da lei que caracteriza a violência psicológica contra a mulher em 2021. "A violência psicológica já era prevista na Lei Maria da Penha, mas ainda não havia sido detalhadamente tipificada. Representa um avanço na legislação", explica.

Para a advogada, as mulheres estão mais seguras em denunciar a violência e de como a Medida Protetiva pode ajudar. "Ainda há muitas mulheres que não conseguiram sair do ciclo da violência, mas ações como esta são importantes para elas saibam que existem mecanismos legais e uma rede de apoio, o que é fundamental", ressaltou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Pamela Endler Ruths, destacou que o seminário culmina com as ações realizadas durante o mês de agosto nos equipamentos públicos. "É o evento de fechamento das atividades promovidas para abordar a temática da violência contra a mulher, os tipos de violência, os ciclos e onde ela pode buscar apoio", explica.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, ressaltou a importância de debater o tema e mostrar como a mulher pode buscar ajuda. "A violência contra a mulher assola sociedade e é preciso lutar para mudar esta realidade, mostrar o que acontece, fortalecer e ampliar o combate. Essas mulheres podem contar com apoio dos governos por meio das políticas públicas e dos equipamentos sociais", disse.

O atendimento e acompanhamento à mulher vítima de violência doméstica em Castro é feito por meio dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). No local a mulher pode tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, seus direitos e como proceder.

Em 2021, os Creas receberam 282 notificações de situações de violência contra a mulher, com respectiva aplicação de Medida Protetiva às mesmas.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia