Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

“Quebrando o Silêncio” alerta para luta contra a violência doméstica

“Quebrando o Silêncio” alerta para luta contra a violência doméstica
Publicidade
IMPRENSA/Castro - Começou na segunda-feira (20) o projeto “Quebrando o Silêncio” desenvolvido pela Escola Adventista e Igreja Adventista em parceria com a Cruz Vermelha, secretarias municipais da Educação, Saúde, e Família e Desenvolvimento Social.

Até amanhã (23) acontece o ciclo de palestras para os pais com o tema “Família: Cuide, Ame e Proteja” nas escolas Jahyr Lopes, Dalila Ayres, Lourival Leite de Carvalho e Escola de Vila Rosário, sempre às 19 horas.

No dia 25 de agosto (sábado) às 10 horas, haverá passeata pelas ruas centrais de Castro com a fanfarra do Clube dos Desbravadores até o Parque Lacustre onde acontecerá a Feira da Saúde.

O projeto tem como objetivos conscientizar a população em geral sobre a luta contra a violência doméstica, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso. Também quer orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus direitos e alertando sobre a necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário.

Promover a paz para um mundo melhor por meio de ações como a distribuição de panfletos, revistas e palestras, para formar um padrão cultural de que a violência na família é inaceitável, é outro mote da campanha que visa ainda, resgatar os valores cristãos do amor e respeito ao próximo, fortalecendo as famílias, que é facilitadora da interiorização de valores, e também coibir abusadores.

A secretária municipal de Educação Rejane de Paula Nocera, destacou a importância do trabalho conjunto. “Acredito no trabalho em parceria. Utilizar a escola para levar orientação à comunidade e às famílias por meio dos nossos alunos é muito importante. Faz com que pensemos no desenvolvimento dos nossos estudantes como um todo, divulgando todos os serviços oferecidos pelas secretarias nos bairros onde eles moram com suas famílias e abrindo as portas das escolas para receber os pais", disse.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, disse que é preciso que a sociedade se mobilize para enfrentar a violência doméstica. “Todos temos lutar contra a violência doméstica e buscar soluções para um problema que é crônico em nossa sociedade e que faz muitas vítimas. A união de forças é fundamental”, disse.

Histórico

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Educação Adventista e Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

Diariamente os noticiários apresentam um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos.

Compartilhe:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia