Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Projeto resgata brincadeiras antigas e integra crianças e idosos

Projeto resgata brincadeiras antigas e integra crianças e idosos
(Divulgação)
Publicidade
IMPRENSA/Castro - Idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Consulesa Helena van den Berg, em parceria com a classe especial da Escola Municipal Dalila Ayres, participaram, no mês de julho de encontros de integração Inter geracional com o objetivo de resgatar brincadeiras antigas.

O projeto “Tecnologia por quê as 5 Marias?” idealizado pela professora Rosana Rodrigues da Silva visa desenvolver com alunos, atividades a fim de preservar a memória e o prazer proporcionado por brincadeiras, possibilitando às crianças o conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, mas também participar da construção do brinquedo. “Quando eles interagem com os colegas nas brincadeiras, desenvolvem valores importantes na formação do ser humano”, disse a professora.

Para fazer as 5 Marias, os alunos pesquisaram junto aos pais e avós e fizeram pesquisa de campo. Descobriram que o jogo foi originado na Grécia e trazido para o Brasil possivelmente pelos portugueses durante a colonização, o que explica o nome, pois eles eram católicos.

Os alunos participaram ainda de oficina de Jogos Matemáticos com o professor Jean Carlos Silveira que respondeu aos questionamentos quanto aos objetivos do jogo das 5 Marias.

Para confeccionar mais jogos, a escola resolveu aproveitar e valorizar o conhecimento dos idosos do CRAS. Durante os encontros, eles contaram histórias de sua infância e de como jogavam 5 Marias. Após a confecção dos jogos, os idosos foram entregá-los na escola. “Com essa socialização entre escola e CRAS resgatamos a cultura, a valorização da fala e a experiência da vida do idoso. Para os alunos foi uma oportunidade de aprender com os mais velhos”, disse.

A professora destaca que o projeto continua e que a ideia é fazer novo encontro, onde os alunos ensinarão jogos online educativos para os idosos, utilizando o laboratório de informática da escola.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia