Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Projeto "Coma Aprendendo" serve comida italiana na merenda escolar

Projeto "Coma Aprendendo" serve comida italiana na merenda escolar
Publicidade
IMPRENSA/Castro - Alunos da rede municipal tiveram um lanche especial nesta quinta-feira (22). As escolas serviram pratos da culinária italiana como ravióli ao sugo, nhoque e almôndegas assada.

A proposta de oferecer comida de diferentes países integra o projeto "Coma Aprendendo" desenvolvido desde o ano passado pela Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Com a proposta de que comida também é cultura, os professores levam conhecimento interdisciplinar aos alunos sobre alimentos que não são comuns no dia a dia da merenda escolar.

Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre a culinária italiana e o quanto ela contribuiu para a alimentação do brasileiro. Também conheceram um pouco mais sobre a imigração dos italianos para o Brasil.

Na Escola Municipal Vicente Machado, o refeitório recebeu decoração especial com a bandeira da Itália e cartazes feitos pelos alunos que aprovaram a merenda diferente. "A comida está muito boa, vou repetir", disse Lizeu Gabriel, de 8 anos.

Para a professora Charlene Flugel, o projeto contribui para que os alunos conheçam mais sobre a história e costumes de outros países. "Trabalhamos a história, imigração, descendência, culinária, pontos turísticos e curiosidades. Os alunos trouxeram fotos de casa e fizeram pesquisas sobre a comida e os principais pontos turísticos. Alguns nunca tinham provado esses alimentos. É um projeto excelente", avaliou.

A nutricionista Jacqueline Maria de Lara, destacou que o projeto "Coma Aprendendo" tem superado as expectativas. "Observamos o envolvimento da equipe escolar em torno do tema proposto, o sorriso no rosto dos alunos ao se depararem com um prato especial, além do conhecimento adquirido. Isso é gratificante. Como profissionais da alimentação defendemos sempre que a comida vai além de um direito, trata-se de relações de afeto e tradição", disse.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, disse que aliar conhecimento e cultura contribui para uma educação melhor. "Nossos alunos têm a oportunidade de conhecer sobre outros países, sua comida e costumes e isso enriquece o desenvolvimento pessoal", disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que proporcionar a oportunidade de contato com comida de outros países é também levar aprendizado. "É um projeto inovador para nosso município, onde crianças além de ter alimentação de qualidade, têm a oportunidade de conhecer culturas de outros países".

Esse ano o projeto incluirá ainda comidas típicas caipira e chinesa.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia