Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Projeto Coma Aprendendo realiza “Festival Junino”

O projeto Coma Aprendendo, da Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo o “Festival Junino” nas escolas da rede municipal.

Projeto Coma Aprendendo realiza “Festival Junino”
Publicidade
IMPRENSA/Castro - O tema é tratado em sala de aula e as crianças aprendem sobre a origem dos festejos juninos e as guloseimas que fazem parte das comemorações. Depois elas experimentam comidas típicas servidas na hora do lanche como cachorro quente, farofa de batata doce, canjica e doce de leite, entre outras. “Nada melhor do que unir costumes e cultura e transformar tudo em festa”, destaca a nutricionista Juliane Vieira.

O projeto Coma Aprendendo tem como objetivo despertar a curiosidade das crianças sobre diversos pratos da gastronomia mundial e melhorar a adesão à merenda escolar.

História

A origem dos festejos juninos no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebração aos santos católicos e pratos com alimentos nativos. As festas juninas também homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (13), São João Batista (24) e São Pedro (29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão, importante data astronômica que marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte.

Diversos povos da Antiguidade, como celtas e egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar dessa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. A chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e as comemorações religiosas se juntaram no que conhecemos como os festejos juninos. É por isso que as festas têm um lado religioso e oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos.

Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20. No mês de junho é a época da colheita do milho, e por isso, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam. Além do milho, tem amendoim, batata-doce e mandioca. Todos estes alimentos desta época tem como principal característica que fornecem muita energia e fibra.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia