Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Prefeitura propõe alteração do Código Tributário Municipal

Prefeitura propõe alteração do Código Tributário Municipal
(Divulgação/PMC)
Publicidade
IMPRENSA/Castro - A Prefeitura de Castro encaminhou à Câmara Municipal três projetos de lei que alteram o Código Tributário Municipal, visando adequar a legislação para melhor atender o contribuinte, otimizar o trabalho da Secretaria Municipal de Fazenda e fomentar o desenvolvimento.

Entre as principais mudanças está o lançamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) proporcional à destinação do imóvel, caso ele seja utilizado para moradia e comércio, concomitantemente. Outra alteração é a declaração de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de maneira automática para os contribuintes que prestam ou utilizam serviços sobre os quais incide o imposto.

O parcelamento de taxas de natureza municipal como alvará de licenciamento, habite-se, entre outras, com o objetivo de facilitar para o contribuinte que não dispõe do valor integral no momento da solicitação da licença, é outra mudança proposta.

O município quer implantar o vencimento programado dos alvarás de licença de empresas para agilizar os pedidos de renovação anual, e facilitar o acesso ao parcelamento e reparcelamento de créditos inscritos em Dívida Ativa objetivando reduzir a inadimplência.

A administração busca a adequação à lei da Liberdade Econômica que permitirá a dispensa de qualquer ato fiscalizatório prévio para o exercício da atividade, sem prejuízo da fiscalização posterior, para verificação do devido enquadramento. A emissão do Alvará Fácil, que permitirá o início imediato de atividades de baixo risco "b" com validade de 12 meses para facilitar o início de novas atividades comerciais também está entre as propostas enviada à Câmara.

Ainda, o município quer regulamentar atividades de escritório virtual, 'coworking' para estabelecimentos que tenham diversas atividades econômicas de seu interesse, visando estimular a implantação dessa modalidade no município.

De acordo com o procurador-geral Júlio Philbert, as mudanças visam aprimorar a legislação, facilitando a sua aplicabilidade pelos contribuintes e servidores do municio. "Além disso, as alterações buscam estimular o empreendedorismo, fomentando a geração de emprego e renda", disse.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia