Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Prefeito veta lei que proíbe malabares em semáforos

Prefeito veta lei que proíbe malabares em semáforos
Publicidade
IMPRENSA/Castro - O prefeito Moacyr Fadel Junior vetou o projeto de lei de autoria do vereador Rafael Rabbers, aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado, que proíbe a apresentação de malabares nos cruzamentos das vias urbanas do Município.

Entre os argumentos do veto está a inobservância da competência para legislar sobre trânsito, que cabe exclusivamente à União, não podendo o Município legislar sobre matéria que inclusive não está incluída no Código de Posturas do Município, e caso estivesse, dependeria de alteração da Lei Complementar, demandando audiência pública, entre os trâmites para aprovação. “Dessa forma, não tem como proibir atividade inexistente, nas disposições legais, uma vez que o código de posturas não prevê esta atividade”, explica o procurador-geral do Município, Júlio Philbert.

Ainda de acordo com o procurador, a Guarda Municipal de Castro trabalha de forma preventiva e repressiva junto aos artistas para evitar a ocorrência de acidentes e risco para os pedestres e motoristas. “A guarda age permanentemente em defesa da população, fiscalizando, orientando e reprimindo, se for o caso em que a atividade possa oferecer riscos à população”, explica.

Arte

A apresentação de malabares é resquício de atividades circenses, de cunho eminentemente cultural, enquadrando-se nas disposições do Art. 216 da Constituição Federal, especialmente em seus Incisos I e III.

E ainda de acordo com a Constituição Federal em seu artigo 5º, é livre o exercício de qualquer trabalho, considerando que os malabaristas usam a atividade como meio de sustento próprio e da família.

Figura comum nas diversas regiões e cidades brasileiras, já houve decisões judiciais favoráveis aos malabares no exercício de suas atividades em semáforos, inclusive com manifestação do Ministério Público que defendeu a inconstitucionalidade de lei municipal, uma vez que o tema é de competência privativa da União.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro presta contas dos 100 primeiros dias da nova AdministraçãoGestão municipal comemora importantes realizações conquistadas em todas as áreas
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Prefeito veta lei que proíbe malabares em semáforos | Correio dos Campos