Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Postos vão atender até às 21 horas para vacinar contra a febre amarela

Postos vão atender até às 21 horas para vacinar contra a febre amarela
(Divulgação/PMC)
Publicidade
IMPRENSA/Castro - A Secretaria Municipal de Saúde vai estender o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jeovah Ribeiro, Bom Jesus, Rosário, Alvorada, Morada do Sol e Bela Vista até às 21 horas a partir desta quinta-feira (28) para vacinar a população contra a febre amarela. No sábado (30) além destas unidades, também estarão abertos os postos do Tronco, Guararema, Abapan e Socavão para atendimento das 8 às 16 horas. O horário especial continuará na próxima semana.

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, devem tomar a vacina pessoas de 9 meses a 59 anos. Pessoas acima de 60 anos, apenas com prescrição médica. Quem tiver dúvidas se tomou a vacina, deve procurar o posto de saúde. Quem já tomou, não é necessário, pois a dose é única. “Mais uma vez, alertamos para aqueles que ainda não tomaram a vacina que vão aos postos para serem imunizados, pois é importante se proteger”, disse.

Marielen alerta ainda que se forem encontrados macacos mortos ou doentes, a Secretaria de Saúde deve ser comunicada o mais rápido possível para tomar as providências, pois os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar a morte nas formas mais graves. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.

No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura viabiliza serviço de Raio-X 24h na UPA de CastroIniciativa atende a uma reivindicação dos funcionários da UPA e dos pacientes
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia