Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Polícia Civil inaugura nova sede da 43ª Delegacia em Castro

Espaço com cerca de 160 m² na Vila Rio Branco tem até sala especial para atendimento de mulheres vítimas de violência

Polícia Civil inaugura nova sede da 43ª Delegacia em Castro
Solenidade foi acompanhada por 15 delegados da região, além de delegados chefes e outras autoridades. (Imagem: Divulgação/Leonardo Alves)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A nova sede da 43ª Delegacia de Polícia Civil de Castro na Vila Rio Branco foi inaugurada oficialmente na manhã desta quinta-feira (11) na rua José Bonifácio, nº 1, perto da antiga Estação Ferroviária. Com mais de R$ 70 mil em recursos da Prefeitura, aprovados em Lei pela Câmara de Vereadores, o espaço, que é alugado pelo Governo do Estado, foi adequado em três principais setores que contemplam: recepção com ar condicionado; salas para cartórios; sala especial para atender mulheres e crianças vítimas de violência doméstica; ambiente para confecção de Boletim de Ocorrência; sala para investigadores, com acesso restrito; cela para prisões em flagrante; cofre e sala de videoconferência para apresentação dos presos à autoridade judicial, entre outros ambientes na estrutura que tem aproximadamente 160 m².

Na solenidade de inauguração, com a presença de 15 delegados da região e outras autoridades, o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior da Polícia Civil, Lanevilton Theodoro Moreira, destacou avanços conquistados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública em parceria com o Município. “Hoje é um dia muito especial. Uma das primeiras unidades policiais que visitei foi a antiga Delegacia de Castro que ainda dividia espaço com o Departamento de Polícia Penal. Ali não possuíamos mínimas condições adequadas de trabalho e menos ainda para o atendimento da população, de maneira digna. O evento de hoje representa algo muito importante: a consolidação do entendimento de que questões relacionadas à segurança pública, além de um dever do Estado, é responsabilidade de todos. O prefeito teve uma sensibilidade e um comprometimento muito grande em realizar conosco uma parceria e implementar ações de gestão que permitem hoje essa entrega”, disse.

Já o prefeito Reinaldo Cardoso pontuou outras conquistas, como aumento no número de delegados (que agora são dois), o aumento no número de servidores e a integração do trabalho entre todas as forças de segurança. “É para nós uma alegria muito grande e o que nós temos é só que agradecer à Polícia Civil do Paraná, pelo apoio que está dando para nosso município”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância do espaço exclusivo para atender as mulheres que sofrem violência. “Ter uma sala específica é muito bom, porque a mulher que sofre violência chega muito traumatizada e ser atendida no meio de todo mundo até inibe a vir procurar o recurso”.

Nagib Nassif Palma, delegado-chefe da Subdivisão de Ponta Grossa, acredita que a nova localização facilita o acesso das pessoas que precisam de atendimento. Ele destacou ainda que o efetivo policial dobrou desde 2019 na cidade e adiantou que a estrutura pode aumentar ainda mais: “a Delegacia aqui ficou muito melhor colocada para atender a população, um local que está preparado até para futuros setores especializados”.

O delegado da 43ª DP, Marcondes Alves Ribeiro, ressaltou que a Delegacia na área central, próxima a diversos prédios públicos, permite também o acesso da população através do transporte coletivo. “Além disso, a Vila Rio Branco é um bairro de maior extensão territorial na cidade e consequentemente tem o maior número de registro de ocorrências, inclusive uma maior taxa de homicídios”, enfatizou.

Renata Batista, também delegada da 43ª, reforçou a relevância do espaço acolhedor para as mulheres vítimas de violência e o conforto da estrutura adequada para os policiais e para a equipe da Polícia Civil. “Também visa um melhor espaço para os servidores, com segurança, bem-estar e qualidade de trabalho”, frisou.

Segundo Ricardo Cardoso Filho, secretário municipal de Governo, a parceria entre Estado e Município colabora para que a Polícia possa trabalhar com ainda mais eficiência. “A Prefeitura auxiliou as adequações da nova Delegacia que oferece melhores condições para que as pessoas possam procurar a Polícia Civil e ter seu direito garantido”.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia