Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Lagarto 'pet' que 'morava sozinho' desde a morte dos tutores é resgatado de casa abandonada no Paraná

Batizado de 'Kiko', o réptil é da espécie Teiú, considerado o maior lagarto brasileiro. Irmãos idosos que cuidavam do animal faleceram em 2021, segundo Pedro Jaremczuk, integrante do projeto Paraná Contra Maus-Tratos.

Lagarto 'pet' que 'morava sozinho' desde a morte dos tutores é resgatado de casa abandonada no Paraná
(Foto: Imagem cedida/Pedro Jaremczuk)
Publicidade
Um lagarto foi resgatado de uma casa abandonada que fica dentro da zona urbana de Castro, nos Campos Gerais do Paraná. O réptil era o "pet" de dois irmãos idosos que faleceram em 2021, no mesmo dia, em decorrência de covid-2019. Desde então, o animal, chamado de "Kiko", "morava sozinho" na residência.

As informações são de Pedro Jaremczuk, investigador da Polícia Civil que é integrante do projeto Paraná Contra Maus-Tratos e responsável pela ação.

Segundo ele, o "pet" é da espécie Teiú (Salvator merianae). De acordo com informações do Instituto Butantan, trata-se do maior lagarto brasileiro, cujo comprimento pode chegar a até dois metros. Saiba mais abaixo.

O protetor de animais afirma que "Kiko", como é chamado, possui cerca de sete anos de idade e um metro de comprimento. Ele foi adotado pelos tutores quando era filhote "com o objetivo de evitar que fosse morto por caçadores e sua ter sua carne consumida".

"Como o lagarto não sobreviveria caso fosse devolvido à natureza, passou a viver no quintal da residência dos irmãos, na Vila Rio Branco, sendo alimentado por eles. [...] Após a perda de seus tutores, Kiko permanecia a maior parte do tempo escondido em uma toca, saindo apenas para tomar sol e coletar alimentos deixados por vizinhos", explica Jaremczuk.

Plano de captura

Pedro conta que o projeto Paraná Contra Maus-Tratos soube da existência e das condições do lagarto há cerca de seis meses.

"Foi então elaborado um plano de captura (construção de armadilha), transporte e destinação do lagarto para um local apropriado, pois como Kiko não possui os instintos da defesa e da caça, não sobreviveria caso fosse devolvido à natureza", ressalta.

O protetor de animais lembra que o plano foi finalizado há aproximadamente quatro meses, mas a equipe teve que esperar o período de hibernação do animal.

"Não pudemos resgatar antes porque o lagarto hibernou no inverno, ficando aproximadamente 3 meses na toca... Saiu da hibernação recentemente, com o retorno do calor, há 15 dias", aponta.

Para onde foi o Kiko?

Kiko foi levado à organização não-governamental (ONG) Centro de Triagem de Animais Silvestres de Ponta Grossa (CETA), nos Campos Gerais. No local, ele passará por exames veterinários.

Em seguida, o lagarto será encaminhado a um terrário em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, onde poderá conviver com outros animais da mesma espécie.

Toda a operação conta com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT).




Teiú, o maior lagarto brasileiro






Veja, a seguir, algumas informações sobre a espécie Teiú, disponibilizadas pelo Instituto Butantan:








  • Espécie: Salvator merianae, da ordem Squamata, da família Teiidae e do gênero Salvator.

  • Onde habita: regiões abertas e bordas de matas de diversos biomas, do Sul ao Norte brasileiro.

  • Características físicas: com corpo e calda robustos, pode medir até 2 metros. Possui coloração escura, com manchas e bolinhas em tom amarelo claro e branco.

  • Alimentação: onívoro, come de tudo: insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, frutas, folhas e carniça. Desempenha um papel muito importante como dispersor de sementes, por incluir diversas espécies de frutos nas suas refeições.

  • Reprodução: a fêmea chega a fazer uma postura de 12 a 35 ovos, variando de acordo com o tamanho do animal.




Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Casal morre em acidente entre carroça, quatro carros e um caminhão, em rodovia do Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia