Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

INCLUSÃO: Secretaria da Mulher e Inclusão lança programa de orientação parental para famílias atípicas

A Iniciativa oferece acolhimento, informação e estratégias práticas para o cotidiano familiar, com abordagem multiprofissional e baseada em evidências científicas.

 INCLUSÃO: Secretaria da Mulher e Inclusão lança programa de orientação parental para famílias atípicas
(Imagens: Divulgação/Fernanda Lelis)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - A Secretaria da Mulher e Inclusão, implantou o Centro de Referência em Atendimento à Família Atípica (CRAFA) responsável pela execução do Programa de Ciclos Formativos em Orientação Parental, voltado ao fortalecimento das famílias e à orientação prática para situações do cotidiano.

O programa tem como objetivo oferecer suporte, informação e estratégias funcionais às famílias com crianças neurodivergentes de 0 a 12 anos. Iniciando pelas crianças matriculadas na rede municipal de ensino, o programa promoverá acolhimento, autonomia e a melhoria da qualidade das relações familiares.

A iniciativa é composta por 08 ciclos formativos, organizados em grupos de até 30 participantes. Cada grupo participa de um ciclo com duração de dois meses, com encontros semanais de duas horas, realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, garantindo maior acesso às famílias.

O programa é desenvolvido pela Secretaria que atenderá o fluxo das famílias de crianças neurodivergentes encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Saúde, fortalecendo a articulação intersetorial e assegurando um atendimento integrado às políticas públicas.

As ações são conduzidas por uma equipe multiprofissional do CRAFA, formada por psicólogo(a), fonoaudiólogo(a), analista do comportamento e profissional de psicomotricidade relacional, garantindo uma abordagem humanizada, ética e baseada em evidências científicas.

Eixos de Atuação do Programa:

  • Acolhimento, Autoconhecimento e Orientação Parental

  • Entendendo o Neurodesenvolvimento

  • Comunicação e Linguagem no Cotidiano

  • Comportamentos Desafiadores e Estratégias Positivas

  • Estimulação Sensorial e Motora

  • Rotina, Limites e Autonomia

  • Brincar como Estratégia de Vínculo

  • Rede de Apoio e Continuidade

Ao final do último ciclo, as famílias recebem uma rotina personalizada, construída a partir das demandas identificadas ao longo do programa. Essa rotina é aplicada no ambiente familiar por 30 dias e, posteriormente, é realizado um encontro de devolutiva, com duração média de duas horas, para avaliação, ajustes e orientações finais.

O Programa de 08 Ciclos Formativos em Orientação Parental reforça o compromisso da Secretaria da Mulher e Inclusão com o cuidado integral às famílias, promovendo ações que contribuem para o desenvolvimento, a inclusão e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Para mais informações, a comunidade pode participar do próximo encontro de apresentação do projeto, que acontecerá na quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, às 19h, na Secretaria da Mulher e Inclusão, ou entrar em contato diretamente com a secretaria pelo número (42) 9.99802-0809 (whastapp e ligações).

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro inicia vistoria de veículos do transporte escolar para o primeiro semestre de 2026Vistorias verificam itens obrigatórios e documentação para assegurar um retorno às aulas com mais segurança para estudantes e motoristas
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Tibagi divulga programação oficial do Carnaval 2026

Secretaria de Saúde amplia acesso a exames com mutirão de ultrassonografia

Prefeitura de Castro retoma o programa Feira Mais nesta quinta (5) e sexta-feira (6)

Homem de 64 anos é preso suspeito de filmar adolescente dentro de ônibus em Curitiba

Agência do Trabalhador abre nova jornada de entrevistas para atuar em CMEIs e Escolas

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia