Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Homem morre após ser atingido por raio dentro de casa, em Castro

Caso aconteceu na tarde de segunda-feira (10). Saiba como se proteger

Homem morre após ser atingido por raio dentro de casa, em Castro
(Foto: Rubens Vandresen/RPC)
Publicidade
Um homem morreu depois de ser atingido por um raio, na área rural de Castro, cidade da região dos Campos Gerais do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava dentro de casa quando foi atingida pela descarga elétrica.

O caso aconteceu por volta das 15h de segunda-feira (11), na comunidade de Guararema. Após a queda do raio, os bombeiros foram chamados para socorrer o homem.

Quando os socorristas chegaram ao local constataram que o morador já estava morto. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais.

Somente em 2021, mais de 5,5 milhões de raios caíram no Paraná, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa um aumento de quase 10% na comparação com 2020.

Como se proteger de raios?

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, a probabilidade de uma pessoa morrer por causa de um raio ao longo da vida é de uma para 25 mil.

Em caso de tempestades, a orientação é buscar um abrigo e evitar entrar na água do mar, rios ou piscinas. Também é recomendado se afastar de locais altos ou de objetos metálicos.

Se não houver abrigos seguros por perto, as orientações são as seguintes:


  • Entre em um veículo não conversível e feche as portas e vidros, evitando contato com a lataria;

  • Entre em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas;

  • Entre em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.




As pessoas também devem evitar, durante tempestades:






  • Colher frutas, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;

  • Ficar próximo a animais ou andar a cavalo;

  • Ficar próximo a cerca de arame;

  • Carregar ou ficar próximo a objetos metálicos pontiagudos, como enxadas, pás e facões;

  • Ficar próximo de veículos, como tratores, carros ou dentro de carroceria de caminhão;

  • Abrigar-se em áreas cobertas, que protegem da chuva, mas não dos raios, como varandas, barracos e celeiros.

  • Utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas;

  • Falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador;

  • Tomar banho em chuveiro elétrico;

  • Ficar próximo a janelas e portas metálicas;

  • Ficar próximo à rede hidráulica (torneiras e canos).


Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Adolescente é investigado por esfaquear homem de 58 anos logo após atropelá-lo no PR, diz delegada: 'Desentendimento banal'Jovem foi alvo de mandado de busca e apreensão e de internação provisória. Delegada aponta que ele possui histórico anterior de envolvimento em atos infracionais graves
Publicidade

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Programa fortalece pequenas empresas lideradas por mulheres em Ponta Grossa

Telerregulação deve acelerar espera por consultas reumatológicas

Voltado a servidores, 2º Seminário sobre TEA de Castro acontece nesta sexta-feira (22)

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Homem morre após ser atingido por raio dentro de casa, em Castro | Correio dos Campos