Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

GRÃOS: Brasil deve ter déficit de armazenagem de 118,5 milhões de toneladas em 2023, alerta Abimaq

Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem (CSEAG/Abimaq) apresentará dados durante Agrishow

GRÃOS: Brasil deve ter déficit de armazenagem de 118,5 milhões de toneladas em 2023, alerta Abimaq
(Foto: Paulo Bertolini, presidente da CSEAG: “Brasil vive colapso na capacidade de estocagem de grãos”/ Arquivo Abimaq)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O déficit da capacidade estática de armazenagem de grãos no Brasil deve chegar a 118,5 milhões de toneladas em 2023, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O índice é ainda maior que o do ano passado, quando o déficit foi de 83,9 milhões de toneladas. A previsão de colapso no sistema de armazenagem de grãos no país será exposta pela Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem (CSEAG) da Abimaq durante a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece em Ribeirão Preto (SP), entre dias 1 e 5 de maio.

No evento, o presidente da CSEAG, Paulo Bertolini, deve se reunir com representantes do setor e autoridades para alertar sobre a necessidade urgente de ampliar investimentos públicos e privados que possibilitem a ampliação da capacidade de estocagem. “Neste ano, a previsão de déficit na estocagem é de quase 38% do total da produção. E isso impacta no preço da commoditie e na economia do país”, detalha o presidente.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção estimada de grãos em 2023 é de 312,5 milhões de toneladas. Já a capacidade estática de armazenagem, conforme estimativa da Abimaq, é de 194 milhões de toneladas. “A falta de espaço adequado prejudica a qualidade dos grãos e pode representar perdas, inclusive com situações em que o produtor se obriga a deixar o produto depositado a céu aberto. É uma questão de segurança alimentar”, reforça.

Apoio

Para o presidente da CSEAG, é preciso investir na construção de silos e armazéns prioritariamente dentro das propriedades rurais. “Apenas 15% do total de armazéns estão acomodados em fazendas, que é o local apropriado para evitar perdas e manter a qualidade dos produtos. Como comparação, nos Estados Unidos, esse índice chega a 66%, com capacidade para armazenar mais do que uma safra inteira”, indica.

Ele aponta a necessidade de maior apoio governamental para que os proprietários rurais consigam investir no setor. “Nós, da Abimaq, enviamos recentemente ao Ministério da Agricultura e Pecuária e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar um documento que pede medidas urgentes de auxílio aos agricultores”, relata. Entre as propostas estão programas que preveem destinação de maior aporte de recursos e linhas de financiamento que estimulem o investimento na construção e ampliação de armazéns, modernização de frotas, inovação tecnológica e melhores políticas de juros.

Calpar Calcário Agrícola e Granfinale Sistemas Agrícolas participam da Agrishow 2023

A Calpar Calcário Agrícola e a Granfinale Sistemas Agrícolas, empresas do Grupo Calpar com sede em Castro (PR), participarão da principal feira do setor agro da América Latina, a Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece em Ribeirão Preto (SP) entre dias 1 e 5 de maio.

A 28ª edição da feira reúne mais de 800 marcas do Brasil e exterior entre os expositores e espera receber milhares de produtores rurais e profissionais do agronegócio no parque de exposição da cidade. Ano passado, a Agrishow recebeu 193 mil pessoas e alcançou mais de R$ 11 bilhões em negócios.

O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (VSRB).

Paulo Bertolini, diretor comercial do grupo Calpar, acredita na feira como oportunidade para expor produtos e conhecer as novidades tecnológicas e lançamentos que farão a diferença para a produção de grãos no país. Além de fechar negócios e ampliar o contato com clientes e parceiros, o empresário também participa do evento como presidente da Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem (CSEAG) da Abimaq.

O estande da Calpar e da Granfinale na feira fica no setor de Armazenagem, C-4d1.

Galeria de Imagens:

Leia também

Contribuintes que devem para a Prefeitura podem ser levados a execução fiscal, ter recursos bloqueados e bens penhoradosAdesão ao Refis, Programa de Refinanciamento de Débitos, vai até dia 31 de agosto com parcelamento em até cinco anos e descontos sobre multas e juros
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
GRÃOS: Brasil deve ter déficit de armazenagem de 118,5 milhões de toneladas em 2023, alerta Abimaq | Correio dos Campos