Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Escolas comemoram Dia Mundial do Solo nesta quinta-feira

Escolas comemoram Dia Mundial do Solo nesta quinta-feira
(Divulgação/PMC)
Publicidade
IMPRENSA/Castro - A Prefeitura de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai comemorar o Dia Mundial do Solo, nesta quinta-feira (5) com diversas atividades. Alunos da rede municipal participarão de palestras, plantio de árvores e brincadeiras educativas voltadas para a preservação da água e do solo. No período da tarde também haverá mobilização no Parque Lacustre.

Dentro da programação haverá um momento destacando o Agrinho Solos, uma das categorias do Programa Agrinho, do Senar-PR. Criada em 2017 em parceria com o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) com foco na conservação de solos e água, essa categoria foi desenvolvida a partir dos fatos relevantes que passaram a impactar negativamente a agropecuária paranaense.

Com o retorno dos processos erosivos nos solos da agricultura do Paraná gerando perdas na produção e na produtividade da agropecuária, o Senar-PR desenvolveu uma série de ações para retomar o processo de conservação do solo e água.

Em 2019, Dez colégios agrícolas das cidades de Apucarana, Cambará, Campo Mourão, Castro, Clevelândia, Francisco Beltrão, Lapa, Palotina, Ponta Grossa e Rio Negro participaram da categoria Agrinho Solos. No município de Castro, foram nove escolas participantes, no total de 818 alunos e 39 professores envolvidos.

Reconhecimento

O projeto "Reciclando atitudes para salvar nosso solo", desenvolvido pela professora Gislaine Ferraz e Silva, da escola municipal Jardim Bela Vista, em Castro, conquistou o primeiro lugar na categoria Agrinho Solos no Concurso Agrinho 2019.

O trabalho promoveu a conscientização da população devido ao grande acúmulo de lixo no bairro onde fica a escola. Os alunos conheceram a trajeto do lixo no município e passaram a orientar a separação correta dos materiais destinados à coleta seletiva. No trabalho também foram desenvolvidas outras atividades para a recuperação do solo como a implantação de uma horta escolar e a valorização dos catadores de recicláveis, que foram homenageados pelos alunos.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou o trabalho desenvolvido pelos professores. "Parabéns aos professores e alunos pelas atividades desenvolvidas nas escolas e CMEIS, mostrando que é possível criar consciência para a preservação ambiental desde cedo. Agradeço ainda, a parceria das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente; Esporte e Juventude e Guarda Municipal", finalizou.

Compartilhe:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia