Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Cultivo em estufa beneficia pequenos produtores

Cultivo em estufa beneficia pequenos produtores
(Foto: Reprodução/internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Programa Irrigação e Cultivo Protegido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Interior de Castro atende pequenos agricultores familiares que entregam alimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Atualmente, 18 pequenos produtores cultivam em estufas produtos como tomate, morango, alface, couve-flor, brócolis e repolho. Eles recebem assistência técnica visando boas práticas de manejo como a rotação de culturas para evitar o surgimento de insetos praga e doenças de plantas, além de capacitação pelo Senar sobre cultivo protegido, visando otimizar o ouso do equipamento.

A entrega dos produtos para os programas governamentais é uma das contrapartidas para receber a estufa. Os produtores também podem fazer venda direta ao consumidor e supermercados, entre outras opções.

Requisitos

Para participar do programa é preciso ser agricultor familiar, estar vinculado à Associação de Pequeno Agricultores; entregar alimentos para os programas do governo há pelo menos um ano; ter Declaração de Aptidão ao Pronaf e documentos da terra.

Também é feita análise de aptidão dos inscritos por meio de visitas às respectivas propriedades e posterior seleção realizada em reunião da câmara técnica envolvendo representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) com representatividade no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Sindicato Rural de Castro e Centro de Treinamento ao Pecuarista (CTP).

O secretário municipal de Interior, Carlos Alberto de Oliveira, destaca que o programa tem avançado a cada ano oferecendo alternativa de cultivo e renda ao pequeno produtor. "É uma opção para o pequeno agricultor que produz o alimento em ambientes protegido, sem se preocupar com as incertezas climáticas, trazendo bons resultados para a sua produção", disse.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia