Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Contorno Norte de Castro vai ganhando forma com construção de nova ponte sobre o Rio Iapó

Contorno Norte de Castro vai ganhando forma com construção de nova ponte sobre o Rio Iapó
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O DER/PR está executando a superestrutura (laje superior) da ponte sobre o Rio Iapó. A obra faz parte do novo Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, que está em andamento para fazer a ligação entre a PR-090 com a PR-151.

O contorno também terá um viaduto na interseção com a PR-151, que está em fase de execução de suas fundações e terraplenagem, além de duas rotatórias: uma no entroncamento com a PR-090 e outra com a estrada de acesso ao bairro Castrolanda, que concentra um importante polo turístico e industrial da região.

O objetivo principal da construção do Contorno Norte de Castro é desviar o fluxo de caminhões de carga pesada, que atualmente precisam trafegam pelo centro urbano do município, o que prejudica tanto moradores quanto os motoristas. O investimento é de R$ 78.978.622,85 por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os benefícios do contorno são inúmeros em questões sociais, ambientais e econômicas. Maior segurança no trânsito para veículos leves, pedestres e ciclistas; melhor qualidade do ar no trecho urbano; diminuição de ruídos e vibração que trazem rachaduras em edificações; preservação do asfalto nas vias centrais gerando economia para a administração pública; mais agilidade no transporte de cargas para os caminhões de transporte.

Considerada uma das cidades mais antigas do Paraná (1704), Castro abriga uma beleza repleta de riquezas naturais, com cachoeiras, além da preservação histórica. Castrolanda também terá novo acesso - o bairro é um interessante polo turístico, com o Centro Cultural que reúne a memória da colonização holandesa, oferecendo aos turistas diversas opções de passeios, museus, gastronomia e ecoturismo.



Obra

A ponte sobre o Rio Iapó possui uma extensão de 320 metros, com largura de 14 metros distribuído em duas pistas de rolamento com 3,60 metros cada, além de acostamentos externos com 3 metros e barreira de proteção para a ponte (New Jersey) de 0,40 metros.

O Contorno Norte de Castro tem 15,6km de extensão. A obra está em andamento, com as etapas de terraplenagem e estruturas de drenagem ao longo da implantação. A obra já possui aproximadamente 4,8 km de extensão aptos a receberem a capa asfáltica.

Compartilhe:

Leia também

Oito mil alunos da rede municipal recebem kits escolares em Castro Distribuição começou nesta quarta-feira (05) e segue nas escolas do município; compra dos kits integra investimento superior a R$ 1,4 milhão
Publicidade

Mais Lidas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Influencer mirim piraiense Babi Staron está na final do BBBbezerra 2026

Prefeitura de Piraí do Sul recebe novo comandante do Corpo de Bombeiros de Castro e discute ações de prevenção e combate a incêndios

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia