
COM ASSESSORIAS - O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Castro (Compir) realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 14h, a primeira edição do CinePIR, Cinema para Promoção da Igualdade Racial. A atividade acontece no Auditório do Ceju, com entrada gratuita, e é voltada ao público adolescente.
A sessão exibe o filme Besouro, de João Daniel Tikhomiroff, disponível na Netflix, e serve como ponto de partida para uma conversa mediada com os jovens. O tema central é a reflexão sobre o 13 de Maio e o conceito da chamada “falsa abolição”, a ideia de que a assinatura da Lei Áurea, em 1888, não garantiu condições reais de liberdade, igualdade e dignidade à população negra, cujos reflexos persistem até hoje.
Aproximadamente 60 adolescentes são esperados para participar da atividade, que integra exibição cinematográfica, debate e reflexão sobre memória, resistência, consciência racial, ancestralidade e identidade negra.
Por que o filme Besouro?
A escolha do longa-metragem surgiu de uma avaliação coletiva da equipe do Compir. Num primeiro momento, a ideia era exibir um documentário, mas a proposta foi substituída pelo filme por entender que sua linguagem tem maior identificação e engajamento junto ao público adolescente. O enredo dialoga diretamente com os temas da atividade, abordando resistência negra, ancestralidade, racismo e luta por liberdade.
Debate mediado após a exibição
Após o filme, os adolescentes participam de uma conversa mediada por Liliane Cardoso, presidente do Compir, pelo assessor da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Hélio Savi Bastos, e pela psicóloga do Ceju, Jaqueline Ribeiro. A proposta é aprofundar os temas abordados no filme e estimular o pensamento crítico sobre as relações étnico-raciais e seus desdobramentos sociais.